Yahoo Vida e Estilo
Uma campanha muito legal que está acontecendo nas redes incentiva pessoas transgênero a mostrar imagens importantes de sua transição de gênero.
A campanha, iniciada pela adolescente canadense Gabrielle Diana, de 17 anos, conta com a hashtg “#MomentsInTransition” (momentos em transição). Depois que Gabrielle postou uma foto dessas no Instagram a ideia ganhou novos adeptos.
Pessoas de diferentes países decidiram fazer o mesmo, e a hashtag se tornou viral.
Em entrevista ao Buzzfeed, Gabrielle diz que usou a hashtag porque queria que transgêneros celebrassem suas jornadas.
“Eu estava olhando minhas antigas fotos, apenas lembrando dos velhos tempos. No gosto muito de voltar para esse tempo na minha vida, mas algo sobre ver a imagem na esquerda me deixou tão feliz sobre onde estou hoje. Me lembro vividamente desse tempo, uma parte da minha vida que eu sempre tentei esconder. Era rebelde, fumava, não fazia o dever de casa, usava maquiagem feia e não me preocupava com nada no mundo”, afirma.
“Também estava muito deprimida, me sentia presa, infeliz e pra baixo. Era obcecada com @jeffreestar e @gigigorgeous, queria tanto ME ACHAR. Demorou muito. Usava os vestidos e maquiagem da minha mãe, e não era fácil no começo, não estava em transição, era só um menino gay experimentando com sua imagem, mas agora sou uma mulher em transição, chegando ao grande passo de fazer uma cirurgia que nunca achei possível. Pensei sobre a minha vida, o fato de que o meu sonho está finalmente se tornando alg REAL e não queria que fosse de nenhum outro jeito.”
“Eu olho meu passado e não tenho vergonha, não fico embaraçada. Nunca digo o meu nome que usava antes de começar a viver feliz porque realmente nunca me conectei com ele, mas me conecto com como Gabrielle sempre existiu subconscientemente. Dos meus dias na escola até o ensino médio, estou tão feliz, nunca me senti tão feliz e não posso acreditar que isso é real.
“Metade das pessoas que me seguem não sabem nem uma parte da luta e o inferno que passei no caminho para a felicidade, mas minhas lutas me tornaram uma jovem mulher confiante, e realmente fico desnorteada, porque se vocês tivessem me perguntado há 3 anos, eu genuinamente teria pensado que estaria morta se não pudesse explorar o mundo da identidade de gênero que me levou a transição. Eu amo todos vocês, amo todos vocês, vocês me ajudaram ser livre, muito obrigado. #transélindo #transéreal #garotascomonós #momentosemtransição”, conta.
“Na comunidade trans, vi muita gente sempre olhando o que querem ser no futuro, o que é completamente compreensível. Mas acho importante celebrar os momentos que passamos em nossa transição e realmente nos parabenizarmos, reconhecendo as lutas e trabalho duro que tivemos”, conclui.
Veja na galeria pessoas transgênero que estão participando da campanha!