Cuidados com a manutenção do veículo contribuem não apenas para a segurança do motorista, passageiros e pedestres, mas também para o meio ambiente. Durante a ação do Porto Seguro Auto intitulada Linha de Inspeção Veicular, realizada no primeiro semestre do ano em São José do Rio Preto, Barretos, Votuporanga, Fernandópolis, Catanduva, Barretos e Santa Fé do Sul, foram realizados diagnósticos gratuitos em inúmeros automóveis da região e diversos pontos de alerta, que muitas vezes passam desapercebido por seus proprietários, foram observados.
O evento atendeu mais de mil motoristas, sendo que 14,5% dos veículos foram reprovados na emissão de gases; 17,7% apresentaram deficiência nos freios; 22,9% estavam com deficiência no conjunto de suspensão; 11,3% estavam com desalinhamento da direção; 49,3% precisaram trocar lâmpadas queimadas e 1,8% tinha problemas na bateria e alternador.
“Esses números revelam que muitos veículos estão trafegando pelas ruas e até mesmo rodovias em condições inseguras. Por isso, fica o alerta para se fazer a revisão com frequência e estar sempre atento a esses detalhes, que podem acarretar acidentes graves”, afirma Marcos Kafer, gerente da sucursal da Porto Seguro em São José do Rio Preto.
Confira algumas dicas para que o veículo tenha condições ideais de uso:
Água do radiador: A manutenção pode ser feita pelo motorista semanalmente. Com o motor frio e o veículo nivelado, a água deve estar entre as indicações do reservatório. A principal função do radiador é manter o motor resfriado, por isso, ao verificar que a água precisa ser completada frequentemente, leve o carro a um profissional para evitar queimar juntas, velas de ignição, furar pistões ou fundir o motor.
Velas de ignição: Responsáveis pela movimentação do carro, as velas dão sinais de que precisam ser trocadas quando há um aumento do consumo de combustível, dificuldades na partida e marcha lenta desregulada. O tempo entre as trocas varia conforme a recomendação do fabricante, mas, em geral, deve ser feita a cada 20.000/ 30.000 km.
Correia dentada: A correia dentada ou sincronizadora deve ser inspecionada por um profissional. Geralmente, a previsão de troca é a cada 50.000 km.
Óleo do motor: O nível deve ser verificado semanalmente e o procedimento pode ser feito em casa. Antes de usar o carro pela primeira vez no dia e em um piso nivelado, retire a vareta do óleo e limpe-a com um papel ou um pano para conseguir medir o nível do óleo. Logo após, insira-a novamente e fique atento ao retirá-la: a marca do óleo deve estar entre as marcas indicadas.
Filtro de ar: Não há tempo determinado para sua troca, porém, recomenda-se que seja feita a cada 7.000 km. O filtro sujo pode causar danos ao desempenho do carro, aumentando o consumo de combustível.
Filtro de combustível: Normalmente, recomenda-se a troca em veículos a gasolina a cada 7.000 km e em movidos a álcool a cada 10.000 km.
Bateria: Deve-se verificar se os cabos estão limpos e bem fixados aos polos da bateria. É indicado que as condições de funcionamento do sistema de carga e partida, bateria e alternador sejam verificados anualmente.
Pneus e Rodas: Sempre use pneus com as medidas indicadas pelo fabricante do veículo. Com os pneus frios, calibre-os a cada 15 dias. Os pneus modernos já indicam desgaste: devem ser trocados quando o desgaste atingir um triângulo ou as letras TWI, que são impressas nas laterais do pneu. Fazer o rodízio, o alinhamento e balanceamento a cada 10.000 km aumenta a vida dos pneus, melhorando a segurança e dirigibilidade do veículo.
Fluído do freio: A troca deve ser realizada a cada dois anos ou conforme o fabricante recomendar. Sem a troca, umidade pode ser acumulada, anulando a frenagem.
Troca de pastilhas: Ao realizar esse procedimento, o profissional mede a espessura dos discos de freio. Se estiver dentro da tolerância, poderá ser retificado; se estiver fora dessa medida, deverá ser substituído.
Suspensão: A revisão do conjunto de suspensão deve ser feita a cada 30.000 km. Os sinais de que há problemas são ruídos e a falta de estabilidade nas curvas.
Óleo do câmbio: Deve ser verificado o nível de óleo do câmbio a cada 30.000 km. Vazamentos são indicações de que o carro está precisando de consertos. Para os carros de câmbio automático, é importante a troca de óleo e de filtro conforme indicação do fabricante.
Emissão de gases: Se uma fumaça preta ou branca sair do escapamento do motor, certamente o carro vai ser reprovado. O vazamento de óleo lubrificante ou combustível também indica que o carro está poluindo o ambiente acima do limite. O ideal é que o motorista faça uma inspeção no veículo com um mecânico de confiança.
Sobre a Porto Seguro
A Porto Seguro é uma empresa brasileira com mais de 70 anos de mercado e está entre as maiores seguradoras do País, ocupando a primeira posição nos ramos de Seguro Auto e Residência. Atualmente, são aproximadamente 8 milhões de clientes, 15 mil funcionários, 18 mil prestadores e 30 mil corretores parceiros. A companhia possui ainda 128 sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. O Grupo Porto Seguro é formado por 27 empresas – entre elas Azul Seguros e Itaú Seguros de Auto e Residência – que atuam nos mais diversos ramos como seguros, produtos financeiros, serviços de emergência e conveniência, proteção e monitoramento, telefonia celular, plano de saúde para Pets, entre outros. Em 2016, o lucro líquido da companhia foi de R$ 923 milhões.
Fonte: Comunic – Comunicação Corporativa