A Guarda Civil Municipal (GCM) divulgou um balanço preocupante. Somente no mês de junho foram apreendidas 40 latas contendo linha com cerol. Na mesma quantidade, também foram encontradas pipas com material cortante. O montante foi coletado em patrulhamentos de rotina. Dentre os bairros com mais registros estão o Nova Catanduva, Parques Glória e Cidade Jardim.
O total de ocorrências registradas no período gerou mais de 10 autuações. A multa em média é de R$ 134 e o valor pode dobrar em caso de reincidência. A maioria dos envolvidos nesses casos é adolescente.
De acordo com histórico de ocorrências, o número de flagrantes só não é maior porque, na maioria das vezes, o autor é desconhecido. A explicação para o fato é que o responsável consegue abandonar o material e fugir ao perceber a aproximação da viatura da GCM.
Conforme a legislação, adultos flagrados comercializando, armazenando ou distribuindo cerol para empinar pipas estão sujeitos a multa. Quando ações envolvem menores de idade, pais ou responsáveis respondem pelos atos.
Conscientização
Em período de férias escolares é comum o aumento de ocorrências dessa natureza. Para evitar situações de risco devido ao uso de cerol, a GCM faz campanha permanente de conscientização. As ações constituem em monitoramento intensificado nas áreas de maior concentração de crianças e jovens. Os moradores também são orientados a registrar denúncias.
Fonte: Assessoria/Prefeitura