A Guarda Civil Municipal (GCM) apreendeu carretéis contendo linha chilena, que corta cinco vezes mais que o cerol, e a própria linha com cerol, em operação realizada no final de semana em Catanduva. No sábado, os guardas fiscalizaram os bairros Parque Glória e Sebastião Moraes. No domingo, eles patrulharam o Alto da Boa Vista, Sebastião Moraes e Jardim Alpino.
Ao todo, foram apreendidos 50 carretéis e 47 pipas com material cortante. Duas pessoas foram flagradas soltando pipa com cerol e acabaram autuadas. A multa, em média, é de R$ 134 e o valor pode dobrar em caso de reincidência.
De acordo com o comandante da GCM, Luiz Carlos Larocca, o número de autuação só não é maior, porque grande parte dos envolvidos foge com a aproximação da viatura. “Na maioria dos casos, evitamos perseguição pra não expor a pessoa ao risco de acidente. O nosso objetivo é inibir essa prática e retirar os materiais de circulação”, destacou.
Nas mais recentes ocorrências, a ação planejada contra o uso do cerol envolveu duas equipes, uma da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e outra viatura de setor. O trabalho direcionado deve se estender a outros bairros aos finais de tarde, período de maior incidência de pessoas soltando pipas.
Conforme a legislação, quem for pego comercializando, armazenando ou distribuindo cerol para empinar pipas está sujeito à multa. Se o envolvido for menor de idade, os pais ou responsáveis respondem pelo ato.
Fonte: Assessoria/Prefeitura