A Guarda Civil Municipal (GCM) de Catanduva incinerou cerca de 500 pipas e carretéis com cerol e linha chilena na manhã desta quarta-feira, dia 16. O montante é resultado de operação intensificada pela guarda entre os meses de junho e agosto. A maior parte do material foi apreendida no período de férias escolares, fase em que a prática de soltar pipas é mais comum.
A ação é mais uma etapa da campanha permanente educativa da GCM de segurança pública para combater o uso de pipa com linha cortante. A substância presente na linha é feita à base de cola e vidro moído que, em contato com a pele, causa ferimentos profundos.
“A fiscalização fechou o cerco contra essa brincadeira perigosa e alcançou 100% dos bairros da cidade”, enaltece o comandante Luiz Carlos Larocca. De acordo com levantamento da GCM, a maioria das ocorrências dessa natureza foi registrada nos bairros mais afastados do centro do município, dentre eles Sebastião Moraes, Glórias V e VI, Alpino, Alto da Boa Vista e Nova Catanduva.
Nas abordagens, 15 pessoas foram multadas pela prática de soltar pipa com cerol. Conforme a legislação, adultos flagrados comercializando, armazenando ou distribuindo cerol para empinar pipas estão sujeitos à multa. Quando ações envolvem menores de idade, pais ou responsáveis respondem pelos atos. A multa, em média, é de R$ 134 e pode dobrar em caso de reincidência.
Fonte: Assessoria/Prefeitura