Versátil e saborosa, a coalhada pode ser saboreada pura, com azeite a pão sírio ou até como acompanhamento de pratos.
Com apenas 103 calorias em 100 gramas, a coalhada pode, além de conferir um sabor especial, agregar às receitas, nutrientes como cálcio e proteína. Aliada da alimentação saudável, tanto as frescas, como a em pasta, podem ajudar a restaurar a flora intestinal, auxiliar no combate à osteoporose e ainda contribuir no ganho de massa muscular.
A coalhada nada mais é do que o leite fermentado, bem semelhante ao processo de produção do iogurte. No processo de fermentação, a gordura, os minerais e as vitaminas são preservados, mas a lactose, açúcar do leite, é reduzida, melhorando sua digestão.
O tradicional restaurante sírio-libanês Arabesco, localizado em Perdizes, conta com várias sugestões de pratos como, por exemplo, a coalhada com pepino e kibe assado (29,50). A coalhada fresca pura e gelada, servida com mel de laranjeira sai por (10,50) e a coalhada seca, acompanhada de pão sírio (26,95).
De acordo com Beto Isaac, restauranteur da casa, “a coalhada fresca pode substituir o leite em todas as vitaminas com frutas e em algumas receitas de bolos e massas”.
Veja como fazer a coalhada em casa:
Coalhada Fresca
Ingredientes
1 litro de leite integral
2 colheres (de sopa) de coalho
Modo de preparo
Colocar o leite numa panela, levar ao fogo até ferver. Retirar do fogo e deixar amornar até atingir, aproximadamente, 45º C (trata-se de uma temperatura quente, quase morna, porém suportável). Este será o ponto ideal para fazer a coalhada.
À parte, diluir o coalho em um pouco de leite morno e, posteriormente, juntar ao restante. Mexer bem com uma concha da seguinte forma: mergulhar a concha no leite, levantá-la e, do alto, verter o leite de modo a fazer espuma e oxigenar. Repetir o procedimento algumas vezes. Repouse a vasilha da coalhada, em local protegido do vento, preferencialmente embrulhada em uma toalha, até o dia seguinte ou por 8 horas.
Rendimento: 1 Litro – 4 porções
Tempo de preparo: 8 horas
Dificuldade: Fácil
Arabesco
O restaurante fundado em 1987, mantém a proposta de apresentar peculiaridades da cozinha sírio-libanesa. Suas maiores características são os pratos produzidos por meio de receitas familiares, o que cativou a fidelidade dos clientes. O cardápio é o grande segredo do Arabesco. O restaurante de Beto Isaac tem como preocupação fazer com que às receitas sejam idênticas de sua avó. Por isso, não altera os temperos e proporciona aos clientes e a comunidade árabe mais saudosista, pratos fiéis aos produzidos em determinadas regiões do Líbano e da Síria. Endereços: rua Dr. Homem de Mello, 494 – Perdizes e av. Paulista, 1765 – Edifício Scarpa.
Fonte: Comunicação & Marketing