Agrotalk JK aborda conexões entre agronegócio e mercado de beleza e estética

Representantes de dois dos setores mais pujantes da economia brasileira – agronegócio e estética / beleza – se reuniram, na capital paulista, para tratar das sinergias e conexões entre esses mercados. O evento Agrotalk JK foi promovido a partir de uma collab entre a Agrotalk Meeting, plataforma que promove a integração do agronegócio às demais cadeias produtivas e a JK Estética Avançada, uma das maiores empresas do segmento no Brasil.

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq-USP, o PIB do agronegócio brasileiro foi de 2,45 trilhões de reais em 2024, sendo 1,65 trilhão no ramo agrícola e 801 bilhões de reais em pecuária. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal / Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é o terceiro maior consumidor de produtos de beleza do mundo. O mercado brasileiro de estética é um dos maiores e mais dinâmicos em escala global e estima-se que o setor movimente cerca de 50 bilhões de reais, incluindo serviços como tratamentos faciais, corporais, cirurgia plástica e a comercialização de produtos de beleza e cosméticos.

“Por trás de produtos cosméticos encontram-se ingredientes que frequentemente têm origem no agronegócio. O agro fornece várias matérias-primas para a indústria da beleza, desde óleos essenciais a até extratos vegetais, de plantas, frutas e vegetais. Esses ingredientes naturais são valorizados por suas propriedades benéficas para a pele e cabelos. Além disso, muitos produtos cosméticos contêm derivados de plantas cruciais para a formulação de cremes, loções e produtos de maquiagem”, destacou a jornalista Aryane Garcia, idealizadora da plataforma Agrotalk Meeting e CEO da AGX Estratégias.

“A escolha por ingredientes agrícolas na formulação de produtos de beleza normalmente envolve considerações sobre a sustentabilidade. Fabricantes de cosméticos buscam cada vez mais parcerias com fornecedores que adotam práticas agrícolas responsáveis, como cultivo orgânico, uso eficiente de recursos hídricos e proteção da biodiversidade. Essas práticas não apenas garantem a qualidade dos ingredientes, mas também contribuem para a preservação ambiental e o bem-estar das pessoas no campo”, ressaltou Aryane. “O aumento do interesse por produtos de beleza veganos, por exemplo, demanda ingredientes vegetais de alta qualidade provenientes de culturas como soja, milho, coco e cacau, proporcionando texturas e benefícios sensoriais desejáveis em cremes hidratantes, sabonetes e cosméticos de luxo”, acrescentou.

O evento reuniu para um bate-papo as pecuaristas Valéria Foz, proprietária do ecoresort Foz do Marinheiro, no interior de São Paulo, e Isabella Zamora, fundadora da Zamora Joalheria, além dos profissionais da JK Estética Avançada: a médica ginecologista Anamarya Rocha que atua em tratamento estéticos íntimos; o médico Edson Macena, especializado em promover o bem-estar com atuação nas áreas de reposição hormonal, emagrecimento, estilo de vida saudável e no tratamento de doenças inflamatórias e autoimunes; o dentista Pablo Vinicius Rodrigues, especialista em harmonização facial; o cirurgião plástico Bruno Zimmermann, referência em procedimentos como Lipo HD, LAD Avançada e cirurgias mamárias; e o dentista Roberto Viotto, especialista em estética dental e endodontia.

“Foi uma ideia incrível unir esses dois universos. Estética é um assunto interessa muito às mulheres e foi ótimo juntar com o agronegócio, que é tão importante e fundamental. Afinal, muitos produtos vêm do agro, a alimentação vem do agro, a água tem envolvimento do agro. Ou seja, todos os elementos para se ter uma vida de qualidade tem o envolvimento do agro. Foi uma excelente oportunidade para mostrar a potência desses dois setores”, avaliou a pecuarista Valeria Foz, que compartilhou com as convidadas sua experiência no campo, como empresária do setor hoteleiro e como paciente de procedimentos estéticos e cuidados com a beleza.

A avaliação foi compartilhada pela pecuarista e joalheira Isabella Zamora. “Parece até que essa ideia parece que saiu da minha cabeça porque eu sempre quis fazer essa conexão do agro, da mulher do agro com a beleza. É exatamente o que eu faço. Eu me inspiro no agro para fazer as minhas criações. Procuro transmitir a minha paixão pelo agro através dos meus produtos. Como tenho a joalheria e sou pecuarista, muitas vezes vejo a distância que existe entre o universo urbano e rural, mas eles têm tudo a ver. Não é porque a mulher do agro está no meio da fazenda que ela não vai se cuidar, não vai fazer procedimentos estéticos, não vai comprar uma joia, uma roupa, uma bolsa bonita. Ela é mulher, é feminina e quer se sentir cada vez mais bonita”, apontou Isabella.

Uma das sócias da JK Estética Avançada, Simone Viotto exaltou o pioneirismo do evento em unir dois segmentos tão importantes e que estão diretamente ligados à mulher. “Foi uma ideia inovadora unir o agro com estética, saúde, cirurgia plástica e beleza. Ficamos muito felizes em fazer parte disso, pois a JK Estética é inovadora também em diversas áreas, como a lipoaspiração de alta definição, que ainda não era difundida no Brasil e fomos nós que trouxemos esse conceito para cá, assim como a estética íntima feminina”, enalteceu a empresária.

O evento foi finalizado com um pocket show da cantora sertaneja Paula Mattos, que foi uma das atrações da Festa do Peão de Barretos deste ano. Ela salientou a importância da proposta do Agrotalk JK, acrescentando o papel da música e do entretenimento nesses universos. “É fundamental a mulher se sentir bem e a música é algo que ajuda as pessoas a se sentirem bem, a celebrarem. É muito inspirador ver tantas mulheres no agro à frente de seus negócios, que se cuidam, que se preocupam com a autoestima. E a música vem completar esse cenário. É um conjunto perfeito!”, declarou a cantora.

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