Estudantes do 2º ano do curso de Engenharia Agronômica da Unifipa Eduardo Carassini, Matheus Tinto, Lucas Massoni e Rafael Torrijos conduziram pesquisa científica no Recanto Monsenhor Albino, parte da disciplina de Metodologia Científica. O estudo teve como objetivo avaliar a aplicação de bactérias para mitigar o efeito do estresse ambiental, como déficit hídrico e baixas temperaturas.
O coordenador do curso, Prof. Dr. João Paulo Ferreira, acompanhou o processo experimental e destacou a relevância da pesquisa. “A Solanum melongena L. (berinjela), assim como outras plantas da família Solanaceae, como tomate e pimentão, sofre com estresses ambientais. Tecnologias desenvolvidas para minimizar os efeitos adversos do clima são essenciais para reduzir perdas de produção. Nesse contexto, a aplicação de produtos biológicos, como bactérias e fungos, desempenha papel cada vez mais importante na agricultura”, afirmou o professor.
Segundo ele, a pesquisa dos alunos busca contribuir para a implementação de soluções biológicas na agricultura, visando a melhoria da resistência das culturas a condições climáticas adversas e, consequentemente, a sustentabilidade da produção agrícola.