Alunos da rede municipal de ensino que fazem parte do projeto ABC do Saber destacaram-se na 3ª etapa da Superliga de Xadrez, que foi realizada no último domingo, 23, em São José do Rio Preto. Catanduva foi representada por oito alunos da turma de xadrez, com idades entre 6 e 12 anos.
Dois dos competidores trouxeram medalhas para casa: Vitor Bellon ficou em segundo lugar e Vinicius Leite garantiu a terceira posição na competição.
Os jovens participam de competições regionais e já tem mais provas previstas para o segundo semestre. O transporte e alimentação dos competidores são custeados pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo (Smelt).
A oficina de xadrez é ministrada pelo professor Silvio Haruo. Além da modalidade, os alunos desenvolvem disciplina, raciocínio lógico, percepção e outras habilidades.
O Projeto ABC do Saber, que é gratuito, também oferece outras opções de oficinas aos alunos, como taekwondo, dança, costura artística, basquete, todos em parceria com a Smelt, além de recreação, horta e reforço escolar.
Todas as atividades são desenvolvidas no contraturno escolar com alunos das escolas Arnaldo Zancaner e Nelson de Macedo Musa. No período da manhã são 106 estudantes, enquanto que no período da tarde são 42 alunos.
No local eles recebem café da manhã, almoço e lanche. Para o grupo da manhã, também é realizada atividade que visa estimular a autoestima das crianças, com noções de higiene e também bem-estar. A professora Sandra Lucia Baia é a responsável. O sucesso do projeto é tanto que atualmente há lista de espera.
Imagem: Divulgação/ Prefeitura de Catanduva
Fonte: Assessoria/Prefeitura