Alunos trocam correspondências com Maurício de Sousa

Já pensou em trocar correspondências com o responsável por criar as personagens que o acompanham desde a infância? Foi isso que os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da escola municipal Graciema Ramos da Silva fizeram. A conversa foi feita, por meio de cartas, com Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica.

A coordenadora pedagógica Gisele Correa da Silva, conta que a ideia partiu da professora Adriana Moreira D’ Ancona, que logo procurou pela também professora Dieny Alves Morandi. O objetivo foi mostrar para as crianças o universo das cartas. A ação envolveu 60 estudantes que têm entre 10 e 11 anos.

“As crianças escreveram vários tipos de cartas. Fizeram a visita aos Correios, viram o funcionamento, desde a compra e colagem do selo à inclusão do CEP, do remetente e do destinatário. Foi um resgate a como era e ainda é feita a troca de mensagens, mesmo com a tecnologia. As crianças conheceram até a parte externa de como os funcionários trabalham para que as cartas cheguem até as residências”, comenta.

Depois de aprender sobre a logística das correspondências, os alunos começaram a produzir cartas para o “pai” da Mônica, Magali, Chico Bento, Cebolinha e Cascão. O conteúdo era pessoal, com o personagem mais admirado por cada um.

A surpresa ficou por conta das respostas que surgiram duas semanas depois do envio das cartas. O que mais chamou a atenção dos estudantes é que as mensagens recebidas também foram pessoais, ou seja, cada aluno recebeu uma carta a partir do personagem que disse que mais gostava. O carinho emocionou as crianças.

Maurício de Sousa fez inclusive parte de uma peça de teatro do projeto de leitura “Conta que eu conto”. Juntos, os alunos do 5º ano mostraram a todos os amigos da escola como foi a escrita das cartas e o recebimento das respostas. Um dos alunos interpretou Maurício de Sousa e, de terno, mostrou o que para eles seria a reação do escritor ao ler as cartas. A atividade também incluiu a leitura de gibis e textos.

O encerramento do projeto será com a formatura no dia 7 de novembro. Depois da venda de doces e vaquinha com a família, os alunos poderão conhecer de perto o universo dos personagens de Maurício de Sousa, em visita ao Parque da Mônica.

Imagem: Divulgação/ Prefeitura de Catanduva

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas