Aos 87 anos, Orcides Simonaio decide que é hora de empreender

Como você se imagina aos 87 anos de idade? Muitas pessoas – a maioria, inclusive – acredita que essa é a fase da vida em que encontramos tempo para descansar. Para Orcides Simonaio não é bem assim. Muito ativo e ainda com disposição para trabalhar, o comerciante decidiu que era a hora de formalizar a sua empresa.

Na última semana, Simonaio procurou pelo Posto Sebrae Aqui – órgão que tem parceria da Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Relação do Trabalho. Ele é um dos 4.683 catanduvenses, segundo o Portal Empreendedor, que resolveram formalizar o seu negócio em 2018.

Há cerca de quatro meses, o aposentado – que trabalhou por mais de 30 anos em agência bancária – decidiu que iria voltar à ativa e, mais do que isso, reviver uma antiga profissão. Ou melhor, um ofício de família: a marcenaria.

“Antes de entrar para a vida bancária, trabalhei com meu irmão, que era do ramo. Depois, com incentivo dele, fui estudar e acabei deixando a marcenaria de lado.”

O aposentado, natural de Cândido Rodrigues, mora em Catanduva desde 1947. Na cidade, concluiu o curso técnico em Contabilidade e, posteriormente, fez o curso superior em Administração de Empresas pela Faeca (hoje, Unifipa).

Agora, com mais tempo e muita força de vontade em ocupar-se com alguma coisa, o ex-bancário decidiu comercializar cachepots, recipientes decorativos utilizados para armazenar vasos de flores. Ele compra as peças, monta os jogos e revende. O que, segundo ele, não exige um ritmo acelerado.

“Inicialmente, minha intenção era de que isso funcionasse mais como uma distração, uma forma de lazer. Mas, vi também que era possível conciliar o útil ao agradável, pois percebi interesse por parte das floriculturas. Como não gosto de trabalhar na irregularidade decidi procurar pelo Sebrae”, explicou.

Para o agente de atendimento do Sebrae Aqui, Rodolfo Soares Ayusso, Simonaio é um exemplo. “Vemos tantas pessoas hoje em dia que desejam conseguir a aposentadoria e parar de trabalhar, para descansar um pouco. Ele nos surpreendeu positivamente”, disse Ayusso.

E Simonaio já pensa em montar catálogos, para facilitar a visualização dos produtos que comercializa, e fazer cartões de visita. “Tenho vários tipos e modelos de cachepot”, acrescenta.

“Com a facilidade de acesso às informações oferecidas pelo Sebrae Aqui Catanduva, ele pode esclarecer suas dúvidas e utilizar os serviços de formalização e licenciamento oferecidos gratuitamente pelo Empresa Agora, da Prefeitura”, ressaltou a agente de atendimento do Sebrae Aqui, Leisa Cristina Sagrillo de Sá.

Sebrae Aqui

O Sebrae Aqui orienta e oferece várias informações sobre a formalização do Microempreendedor Individual (MEI), desde a gratuidade do serviço ao faturamento permitido, tributação devida e as capacitações oferecidas.

Em parceria com o Programa Empresa Agora, da Prefeitura, o interessado também utiliza serviços gratuitos de constituição e licenciamento (regularização perante os Governos Federal, Estadual e Municipal), obtém boletos para recolhimento de tributos e pode até solicitar empréstimo com juros baixos pelo Banco do Povo Paulista.

Os serviços têm apoio do Sebrae, Associação Comercial e Empresarial (ACE), Sincomércio e Sindicato Rural. Os atendimentos são realizados no Poupatempo Catanduva, localizado na avenida Comendador Antônio Stocco, 537.

Informações pelo telefone (17) 3531-9793.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas