A partir desse mês a Associação de Pais e Amigos (APAE) de Catanduva dá início à Campanha Arte de Doar com o objetivo de aumentar a arrecadação de doações que ajudam na manutenção da instituição que soma 55 anos de existência.
De acordo com Priscila Ortega, coordenadora do departamento de Telemarketing, qualquer pessoa pode participar, basta que sua doação seja igual ou superior a R$ 10. “A partir desse valor o contribuinte participará de um sorteio mensal de presentes confeccionados pelos alunos da própria APAE durante as aulas de Artes”.
Atualmente a entidade atende, em média, 350 pessoas com deficiência de Catanduva e região, com deficiência intelectual, múltipla e autismo, assim como seus familiares. “Toda a assistência oferecida é gratuita, por isso a contribuição da população assim como das empresas é muito importante, pois ajuda a manter esse serviço que é imprescindível na vida de muitas pessoas”, completou Priscila.
Segundo a professora de Artes Fabrícia Cintra, que realiza o trabalho manual com os alunos, as aulas tiveram início no ano passado com objetivo de estimular e desenvolver as habilidades artísticas, criatividade e autonomia em portadores de deficiência intelectual, múltipla e autistas. Através da arte os alunos pintam telas, criam e decoram peças artesanais, expõe e vendem essas peças sob supervisão da professora. “Essa atividade é muito benéfica para os alunos que passam a apresentar melhor convívio em grupo, aumento da autoestima, senso crítico e realizações. Eles ficam felizes com cada peça finalizada”, contou.
Questionada a respeito das aulas, Mileide Daiane Francisco de 22 anos não se acanha. “Gosto muito das aulas de arte, gosto de pintar caixinhas, me sinto bem”. Vitor Alexandre dos Santos, de 11 anos, completa. “Gosto de participar das aulas, gosto da professora, fico feliz, acho muito legal. Não quero parar de fazer as peças”.
Fonte: Assessoria/Agência Giza