Artista Plástico terá suas obras expostas na Galeria Bolsa de Artes

O artista plástico e professor do curso de Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina, Maurício Adinolfi, terá suas obras expostas na Galeria Bolsa de Artes, nos dias 11 e 18 de março, em São Paulo e Porto Alegre.

Na mostra, que acontecerá na capital Paulista, denominada Cão em Liberdade, com abertura no dia 11 de março, o artista apresentará um conjunto de trabalhos recentes realizados após a pandemia que testam os limites do figurativismo e trazem uma laboriosa experimentação do uso da tinta e da cor. O artista resgata uma série de fragmentos de madeiras de suas instalações como suportes para pinturas em menor escala, porém pujantes, muito atentas a elementos prosaicos, a relações de observação com a história da arte e ao uso popular da cor. A mostra paulistana conta, também, com texto crítico de Priscyla Gomes, pesquisadora e curadora do Instituto Tomie Ohtake.

Já na mostra gaúcha, com abertura em 18 de março e denominada Teoremas, o artista plástico, traz uma série de pinturas iniciadas em 2019 tendo como ponto de partida a pesquisa sobre embarcações, iconografias marítimas e navais. Nesse conjunto, Adinolfi investiga o gesto construtivo e a aplicabilidade da cor, revisitando e ressignificando importantes movimentos da abstração geométrica.

Sobre Maurício Adinolfi

Suas obras se desenvolvem através da investigação de questões estruturais, expandindo-se para o espaço em consequência da experiência com a construção naval e as comunidades litorâneas em várias partes do Brasil e do mundo, tornando a madeira, a pintura e a relação com outros profissionais o mote e fundamento dos projetos. Estes são caracterizados pelo vínculo com o rio, o mar e as situações críticas decorrentes das transformações sociais e exploração regional. Ganhou o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2014. Em 2021 e 2022 realizou a instalação Caronte Sete Voltas – Proac 51/20 no Beco do Pinto, Museu da Cidade, São Paulo/SP. Em 2019 Realizou a exposição Cavername no Museu Nacional Soares dos Reis, Porto/PT. Possui trabalhos em importantes coleções institucionais como Museu de Arte do Rio (MAR) e Coleção da Cidade, Centro Cultural São Paulo (CCSP). 

Exposição

São Paulo – Cão em Liberdade

Local: Rua Mourato Coelho, 790 – Pinheiros, São Paulo

Porto Alegre – Teoremas

Local: Rua Visconde do Rio Branco, 365 – Floresta, Porto Alegre

Site: www.bolsadearte.com.br

Sobre a Faculdade Santa Marcelina    

Faculdade Santa Marcelina é uma instituição mantida pela Associação Santa Marcelina – ASM, fundada em 1º de janeiro de 1915 como entidade filantrópica. Desde o início, os princípios de orientação, formação e educação da juventude foram os alicerces do trabalho das Irmãs Marcelinas. Em São Paulo, as unidades de ensino superior iniciaram seus trabalhos nos bairros de Perdizes, em 1929, e Itaquera, em 1999. Para os estudantes é oferecida toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento intelectual e social, formando profissionais em cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu). Na unidade Perdizes os cursos oferecidos são: Música, Licenciatura em Música, Artes Visuais, Licenciatura em Artes Plásticas e Moda. Já na unidade Itaquera são oferecidas graduações em Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Medicina, Nutrição, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Estética e Cosmética.

XCOM Agência de Comunicação Faculdade Santa Marcelina

Publicações relacionadas

Leave a Comment