As soluções que a oratória traz na vida pessoal e profissional das pessoas

A oratória é uma habilidade de comunicação, que envolve falar bem, de maneira clara e assertiva, sobre os mais diversos assuntos. Por essa razão, a oratória afeta diretamente as pessoas, pois o ato de se comunicar está relacionado à forma como absorvem e se expressam no mundo, ou seja, a visão que possuem sobre a vida.

De acordo com Fran Rorato, especialista em comunicação e oratória, a oratória pode ajudar a vida de uma pessoa. No lado pessoal, a oratória contribui efetivamente para a melhoria dos relacionamentos, além de colaborar para mapear o seu lugar no mundo, defendendo opiniões e posições de forma confiante. Já no âmbito profissional, a oratória é uma importante forma de construir networking, liderar, vender suas competências, ideias, ou mesmo, produtos.

Para Fran, este é um caminho para transformar a vida das pessoas. “Vivemos em um momento em que a competição faz as pessoas exaustas de tanta bagagem e muitas vezes, justamente por causa disso, não conseguem comunicar de fato tudo o que são. Então a oratória entra como um processo de libertação, onde elas ganham a capacidade de expor quem é e o que pensa”, explica.

Em relação a pessoas tímidas, engana-se quem pensa que apresentar essa caraterística é sinal de que não vai conseguir ter uma boa oratória. A especialista acredita que não existe problema em ser tímido, mas a partir do momento que atrapalha o crescimento pessoal e também a marca de cada um no mundo, é a hora certa de buscar ajuda profissional para conseguir superar eventuais dificuldades.

Segundo Fran, a diferença entre quem quer ter uma boa oratória para quem não considera relevante é a expectativa de futuro. “Quem busca construir coisas grandes, crescer, deixar sua marca por onde passa, não conseguirá fazer isso sem comunicação eficiente. Os grandes líderes da história, empresários e pensadores, todos tinham essa habilidade em comum. Quem não alimenta expectativa de crescimento ou mesmo prefere a zona de conforto, realmente não precisa se preocupar em desenvolver essa habilidade”, afirma.

Visto este cenário, fica mais fácil entender o motivo de algumas pessoas conseguirem mais destaque que outras, principalmente no mercado de trabalho. No entanto, apesar do objetivo inicial ser o sucesso no lado profissional, o lado pessoal também será transformado, pois a oratória é um processo que atinge todos os âmbitos da vida.

Por isso, é preciso prestar atenção sobre quais são os pontos que precisam ser melhorados para conseguir êxito. “Existe concorrência em todos os lugares e cada vez mais as pessoas sentem necessidade de ter uma boa oratória, e essa percepção representa um bom sinal. É claro que alguns precisam se desenvolver mais e outros menos, mas o primeiro passo para o sucesso é perceber que o esforço vale a pena e que a iniciativa de transformar sua vida por meio da oratória precisa ser sua. Nada é fruto do acaso”, finaliza Fran.

Sobre Fran Rorato

Fran Rorato é atriz, jornalista, especialista em comunicação e oratória, fundadora da 2Talk Show e CEO da rede de escolas de oratória Vox2You em São Paulo. Ao longo da carreira atuou como apresentadora em programas de TV na Record, RedeTV e É+TV e liderou projetos de treinamentos e mentorias voltados para oratória. Atualmente é reconhecida pelo mercado como uma das maiores especialistas do país em comunicação.

Com conhecimento e prática, idealizou e fundou a 2Talk Show, empresa de agenciamento e direção artística de palestras, a construção de “palestra show”. A empresária é também conselheira da Vox2You, primeira e maior rede de escolas de oratória da América Latina, com 145 unidades distribuídas em todo território nacional. Fran lidera a operação de São Paulo que reúne três franquias: Moema e Itaim (operando) e Paulista (em fase de projeto criativo – layout da escola). É formada em Artes Cênicas, pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), no Rio de Janeiro; graduada em Relações Internacionais pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro e cursou Psicanálise no Instituto Brasileiro de Psicanálise.

Publicações relacionadas

Leave a Comment