Os alunos do curso de pintor predial do Programa Via Rápida, do Governo de São Paulo, iniciaram as aulas práticas na escola Nelson de Macedo Musa, no Jardim Alpino. O curso tem parceria da Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Relação de Trabalho (Semdert).
A iniciativa permitirá, além de qualificar a pessoa em situação de desemprego, a viabilização de uma nova pintura para a instituição, que necessitava de melhorias.
Ao todo, vinte cinco pessoas estão sendo preparadas para o mercado de trabalho. As aulas são realizadas durante 20 dias, completando 100 horas de atividades. As cinco primeiras aulas teóricas foram realizadas no Caic.
As aulas acontecem no período da manhã, das 8 às 12h10, e terminam no dia 23 de novembro. Os alunos que completarem a carga total do curso e que estiverem em situação de desemprego, sem outros auxílios públicos, receberão uma bolsa de apoio no valor de R$ 210.
No curso, o participante conhece as etapas do trabalho, desde como identificar e resolver problemas na superfície que será pintada, às técnicas e o acabamento. Diferentes tipos de tinta, efeitos das cores sobre as superfícies e texturas também fazem parte dos assuntos tratados.
O curso aborda, ainda, a história da ocupação, as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e como planejar o dia a dia do pintor.
Fonte: Assessoria/Prefeitura