Empreendimentos imobiliários, especialmente os de grande porte, demandam intensiva infraestrutura de base. Muitas vezes “invisível”, é essa infraestrutura que garantirá não só a durabilidade e sustentabilidade do empreendimento a longo prazo, mas também o impacto ambiental positivo para toda uma região.
É o caso, por exemplo, do Complexo Eplenum, o megaempreendimento urbano que está sendo construído pela Emais Urbanismo na região Sul de Rio Preto. Com quase 1 milhão de metros quadrados e considerado o primeiro bairro inteligente da cidade terá uma bacia de retardo de águas de chuva e uma lagoa/barramento com retardo de águas da chuva, ambas, com capacidade para reter até 11 milhões de litros de água.
Segundo o diretor de obras da empresa, o engenheiro Heinz Von Gusseck Kleindienst, as gigantescas estruturas que estão sendo construídas no Complexo Eplenum têm um propósito que vai além de somente reter água das chuvas. “Além desse princípio funcional, elas agregarão áreas verdes e de lazer ao projeto, com a formação de um lago permanente para os moradores desfrutarem”, explica.
Gusseck diz que obras de infraestrutura de base são fundamentais, pois são as entranhas escondidas de um empreendimento, e se não forem bem executadas podem ocasionar problemas sérios e até mesmo sem solução no futuro.
De acordo com o engenheiro, o projeto do Complexo Urbano prevê que toda a água das chuvas naquele trecho da rodovia BR-153 e até de alguns bairros do entorno escoa para o lago, contribuindo assim para reduzir o risco de enchentes em toda aquela região.
Ritmo acelerado
Adiantadas, as obras do Complexo Eplenum seguem a todo vapor. Os sistemas de coleta de esgoto, drenagem urbana e abastecimento de água, por exemplo, já estão concluídos em 80%; a terraplanagem, em 75%, e a limpeza, em 100%. As obras do empreendimento tem previsão de serem concluídas em 2024.
Com lotes residenciais fechados e abertos de uso misto, o projeto ganha fama de ser um dos mais inovadores do interior, com soluções inteligentes e sustentáveis, como a instalação de uma usina própria de energia solar e sistemas de irrigação com sensores que medirão a taxa de umidade do solo, por exemplo.
Além disso, o loteamento fechado terá lazer de home resort, clube spa, parque linear com mais de 80 mil m² e facilidades integradas como centro médico e polo educacional composto por um colégio de ensino fundamental e médio, escola de idiomas, escola de natação e até uma faculdade. O investimento total no projeto ultrapassa R$ 250 milhões.
“O Complexo Eplenum foi pensado para atender os diferentes projetos de vida das pessoas, com soluções integradas, conectando os moradores a facilidades de comércio e de serviços, além de proporcionar o desenvolvimento urbanos planejado da cidade.”, afirmou o presidente da Emais Urbanismo, Edson Tarraf Jr, no lançamento do complexo, em março deste ano.
Sobre a Emais Urbanismo
A Emais Urbanismo traz em seu DNA o compromisso de contribuir com a melhoria da qualidade de vida e bem-estar das comunidades nas regiões onde atua, por meio de loteamentos e bairros planejados inspirados nos projetos de vida das pessoas, com soluções inteligentes, integradas e pautadas pela sustentabilidade. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a Emais Urbanismo soma mais de 66 mil terrenos comercializados em mais de 70 cidades brasileiras.
Fonte: Comunic Comunicação Estratégica