A Avenida P. Médici, esquina com Rua Rita (Praça da Meditação) será palco de uma explosão de ritmos e alegria no dia 2 de março, a partir do meio-dia, com entrada gratuita
Uberlândia já está em clima de Carnaval, e neste domingo, 2 de março, a cidade recebe um dos eventos mais esperados da folia: o grande desfile do Bloco do Seo Chico. A partir do meio-dia, a Avenida P. Médici, esquina com Rua Rita (Praça da Meditação), no Bairro Patrimônio, será tomada pela energia contagiante do bloco, que promete um espetáculo vibrante para os foliões.
O desfile do Bloco do Seo Chico conta com o patrocínio da CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, além do apoio da Prefeitura de Uberlândia, Uniube, Raphael Leles e Gabriela Pastorin. A realização é do Bloco do Seo Chico e Governo de Minas Gerais – Governo diferente, Estado eficiente.
Além do show eletrizante do Bloco do Seo Chico, a programação contará com a potência da Bateria da Escola de Samba Tabajara, do grupo Quinteto do Samba e dos DJs Xuxu e Kaká, garantindo uma mistura envolvente de ritmos.
O evento faz parte do projeto “A Bateria do Bloco do Seo Chico Mandou Chamar”, uma inciativa que visa fortalecer a cultura carnavalesca local com oficinas e ensaios ao longo do ano, preparando músicos e percussionistas para manter a festa viva além do Carnaval. Este projeto conta com o patrocínio da CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Com entrada gratuita, o evento deste domingo reforça o compromisso do Bloco do Seo Chico com a democratização da festa, garantindo que todos possam curtir um Carnaval pulsante, seguro e cheio de cultura. O repertório do bloco é um espetáculo à parte, com arranjos carnavalescos para clássicos de Chico Buarque, Chico César e Chico Science, trazendo uma mistura irresistível de samba, frevo, maracatu e outros ritmos que fazem o coração bater no compasso da folia.
Sobre o Bloco do Seo Chico
Criado em 2022, o Bloco do Seo Chico nasceu do sonho de músicos e produtores locais de fortalecimento do Carnaval de Uberlândia, inspirado nos modelos bem-sucedidos de Belo Horizonte e São Paulo. O nome do bloco é uma homenagem aos três Chicos da música brasileira – Chico Buarque, Chico César e Chico Science –, e sua proposta sempre foi unir qualidade musical com a energia contagiante do Carnaval de rua.
Com uma banda formada por músicos e instrumentistas importantes na cena local, como a cantora Anísia Uchoa, que cantou por mais de 10 anos no Carnaval de Olinda e Recife; além dos percussionistas Jack Will e Manoel Moura; JP China no saxofone; Lukas Simon no violão e guitarra; João Amâncio no baixo; Monzitti Bauman e Luiz Casado.
Desde sua primeira saída, o bloco só cresceu. Em 2022, reuniu mil pessoas no bairro Vigilato Pereira; em 2023, dobrou de tamanho e precisou se mudar para o bairro Tibery, reunindo 4 mil foliões. Já em 2024, a estrutura e o público aumentaram ainda mais, consolidando o bloco como um dos mais importantes da cidade. Além disso, a iniciativa esforçou-se para que mais blocos surgissem e para que o poder público investisse no Carnaval de rua.
A Bateria do Bloco do Seo Chico Mandou Chamar: Fortalecendo a Cultura Carnavalesca
Em 2025, o bloco lança o projeto “A Bateria do Bloco do Seo Chico Mandou Chamar”, com o objetivo de fortalecer a cultura do Carnaval de rua em Uberlândia. O projeto incluirá oficinas de formação para novos ritmistas, ensaios abertos e apresentações ao longo do ano, criando uma conexão contínua com a comunidade e mantendo o espírito carnavalesco vivo além de fevereiro.
Todas as atividades serão gratuitas, proporcionando acesso democratizado à cultura e promovendo a inclusão social e fortalecimento da identidade local. O projeto contará com a participação de pessoas de todas as idades. Detalhes sobre datas e inscrições serão divulgadas após o carnaval.
Cemig: a energia da cultura
A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura do estado em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo minero.
Os projetos patrocinados pela companhia, por meio de Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.
FICHA TÉCNICA
Produção Executiva: Gabriel Caixeta
Produção Artística: Luiz Casado, João Amâncio, Lukas Simon, Anisia Uchoa
Produção Visual: Julia Guedes
Assistente de Produção: Renata Lima
Banda Seo Chico: Jack Will, Manoel Moura, Monzitti Bauman, JP China, Luiz Casado, João Oliveira, Lukas Simon, Anísia Uchoa
Assessoria de Imprensa: Lucas Barbosa
SERVIÇO
Data: Domingo, 2 de março
Horário: A partir das 12h
Local: Av. P. Médici, esquina com Rua Rita – Praça da Meditação
Entrada: Gratuita
Atrações: Bloco do Seo Chico, Bateria da Escola de Samba Tabajara, Grupo Quinteto do Samba, DJ Xuxu e DJ Kaká, e Vaine