Com uma ampla agenda voltada a projetos que contribuem para a equidade racial no país, a BrazilFoundation, organização que promove filantropia estratégica nas cinco regiões do Brasil, participará da 1ª Conferência Empresarial de ESG Racial, evento que ocorre nos próximos dias 29 e 30 no Teatro Fecap, em São Paulo. A realização é da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial.
No segundo dia da conferência, a BrazilFoundation apresenta, às 10h30, seu Fundo de Empreendedorismo Negro, no painel Investimento Social Privado em Equidade Racial, que terá a participação de Isabel Clavelin, gerente do fundo. O objetivo da organização com a iniciativa é ressaltar a importância e o potencial do empreendedorismo negro para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do país, fomentando ações que possibilitem a autonomia de negras e negros em todos os setores da economia.
A conferência ainda terá mais dez painéis com participação de CEOs de grandes companhias, especialistas em indicadores de equidade racial, organizações da sociedade civil e outras lideranças para compartilhar experiências e atualizações sobre o protocolo ESG Racial, sua aplicação nas empresas e seu impacto no combate ao racismo dentro das estruturas culturais, sociais e econômicas.
“O histórico de ações da BrazilFoundation nos últimos anos em prol dos direitos da população negra e contra o racismo institucional e sistêmico vai ao encontro das propostas do Pacto, o qual ingressamos recentemente. A conferência será uma oportunidade de apresentarmos para um público de lideranças empresariais nossa expertise como linha auxiliar na captação, direcionamento e monitoramento de fundos para o investimento e fortalecimento de projetos de aceleração do empreendedorismo negro e de equidade racial no país”,afirma Isabel.
Criado em 2021, o Pacto de Promoção da Equidade Racial conta com quase 30 empresas participantes e mais de 180 associados. Entre as principais realizações da entidade, destaca-se a elaboração de um protocolo ESG Racial, com regras que visam garantir o equilíbrio racial dentro das empresas. As organizações participantes são avaliadas por meio de um mecanismo exclusivo e inédito no mundo, o Índice ESG de Equidade Racial – IEER.
“Nosso protocolo não é apenas uma ferramenta de promoção da diversidade e inclusão, mas também um vetor para a transformação do país por meio da educação qualificada, que nos conduzirá no caminho da justiça social”, declara Gilberto Costa, diretor executivo da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial e membro do Conselho Diretor da BrazilFoundation.
Evento: 1ª Conferência Empresarial de ESG Racial
Quando: 29 e 30 de novembro
Local: Teatro Fecap – Av. da Liberdade, 532 – São Paulo/SP
Mais informações: http://pactopelaequidaderacial.org.br/conferencia/