Campanha: Mais de 20 mil crianças e adolescentes devem atualizar carteira de vacinação

Atualize a carteirinha! Catanduva aderiu à Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite e de Multivacinação. Nesse contexto, são esperadas mais de 20 mil crianças e adolescentes para tomar vacina contra a pólio e atualizar a carteira de vacinação com os 20 imunizantes disponíveis para a vacinação de rotina. É o que aponta levantamento da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a Secretaria, a estimativa é de que 6.743 crianças, menores de cinco anos, devem receber a “gotinha” contra a pólio e mais de 14 mil menores de 15 anos, devem atualizar a carteira, conforme as vacinas disponíveis no Calendário Estadual de Vacinação.

Para isso, as 23 Unidades de Saúde estão abastecidas com os imunizantes para atender o público-alvo até o dia 9 de setembro. O horário de atendimento é das 7 às 17 horas.

“As vacinas sempre revolucionaram os cenários de saúde no Brasil e no mundo. Infelizmente, com o advento da Covid-19, as medidas de distanciamento social, culminaram na diminuição da adesão das pessoas, adultos e crianças às vacinas que desde sempre, nos protegeram. Estamos lidando, atualmente, com o potencial retorno de doenças que já haviam sido erradicadas no Brasil e no estado de São Paulo, como poliomielite e sarampo. É necessário que retomemos as coberturas de todas as vacinas previstas no calendário, para garantir a segurança de todos e principalmente das nossas crianças”, esclarece e orienta o secretário de saúde municipal Rodrigo Neves.

Para a Campanha de Vacinação contra a pólio, todas as crianças de zero a menores de cinco anos deverão receber a vacina oral, independentemente do número de doses que já tenham recebido.

Já a Campanha de Multivacinação tem como objetivo atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos e elevar as coberturas vacinais, que estão em queda em todo o país desde 2019.

MOBILIZAÇÃO NACIONAL

Anote na agenda: no dia 20 de agosto será realizado o Dia D de Mobilização para Vcinação. Na ocasião, apesar de ser sábado, todas as unidades de saúde nos bairros estarão abertas ao longo do dia e o CEM (Centro de Especialidades Médicas) também estará realizando a multivacinação e aplicando a vacina contra poliomielite, das 8 às 17 horas.

Publicações relacionadas

Leave a Comment