Catanduva dá inicio hoje a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1 2016. A Campanha tradicionalmente começa no dia 30 de abril, mas em todo Estado, as doses chegaram mais cedo e serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.
A microrregião de Catanduva concentra 24% dos casos positivos da doença do território paulista. Desde janeiro deste ano autoridades da área da saúde apontavam para o risco de surto de H1N1, vírus que é conhecido popularmente como gripe suína.
O surto da doença, que já atinge todo Estado de São Paulo, teve início em Catanduva que já contabiliza quatro mortes pela doença só neste ano. Entre as vítimas, um bebê de apenas cinco meses.
Em São Paulo, as doses começaram a ser aplicadas no dia 4. Catanduva contabiliza 38 casos positivos da doença e na microrregião são 189 notificações
Todos aqueles que fazem parte do chamado grupo de risco devem tomar a dose da vacina. A preocupação maior é com as pessoas com 60 anos ou mais.
Antes de receber as doses do Ministério da Saúde, uma campanha emergencial foi realizada na região. A preocupação com a doença era notável, já que em dez dias, 17.791 pessoas receberam a dose da vacina que foi usada na campanha de 2015. Por dia, mais de mil moradores procuraram a unidade básica de saúde mais próxima de casa.
Os portadores de doenças crônicas somam 6.525 pessoas e necessitam desta vacina. No terceiro lugar no ranking de procura pela vacina estão as crianças que somam 1.728. Outros 1.072 trabalhadores da área da saúde também procuraram a UBS mais próxima seguidos das grávidas (240) e das puérperas (75) que deram a luz há 45 dias. A campanha emergencial teve fim na última sexta-feira (1º).
Quase 200 notificações de H1N1
Dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde mostram que são 189 notificações de H1N1. Do número total, são 98 negativos e 63 positivos. Outros 28 pacientes aguardam resultados.
Catanduva lidera os casos positivos da microrregião. São 38 casos positivos da doença. Na região estão os outros 25 registros. Dois em Catiguá, dois em Fernando Prestes (sendo uma morte), cinco em Itajobi, dois em Palmares Paulista, quatro em Pindorama, quatro em Santa Adélia (sendo uma morte), três em Tabapuã (sendo uma morte), um em Novais, um em Ibirá e um em Jales (sendo uma morte).