A “Campanha Fique Sabendo” resultou em 1.100 testes rápidos de HIV/Aids e sífilis realizados em Catanduva, no período de 1º a 7 de dezembro, mês dedicado a atividades de enfrentamento a essas doenças e outras ISTs. De acordo com balanço da Secretaria Municipal de Saúde, 0,27% das amostras foram reagentes para o vírus HIV e 2,57% para sífilis.
A maior parte dos exames foi colhida em ação itinerante, chamada de extramuro, liderada por equipe do setor. O trabalho em pontos estratégicos resultou em 739 testes. Dentre os locais alvos da ação, estão a cadeia pública, rodoviária, mercado municipal e boates. A abordagem contou com apoio de alunos de cursos técnicos do Elias Nechar.
“Essa ação efetiva favorece a oferta do teste às pessoas mais vulneráveis, onde o acesso ao teste por demanda espontânea ainda é restrito”, ressalta Mileide Portapilla, coordenadora do programa municipal IST/Aids.
Do público atingido nesse contexto, 463 pessoas realizaram o teste pela primeira vez e 276 já haviam feito o exame em outras oportunidades. Jovens de até 19 anos foram maioria na realização dos diagnósticos (209 ao todo).
Nas unidades de saúde, a realização de diagnóstico atingiu 267 munícipes. Por conta da campanha, a oferta por teste rápido acabou intensificada. Todas as UBSs dispõem da testagem gratuitamente, em qualquer momento do ano.
A Aids tem tratamento e a sífilis tem cura. Casos diagnosticados de HIV são encaminhados ao ambulatório do Hospital Emílio Carlos, para realização de outros exames e a inicio do tratamento por meio de medicação. Em situação de diagnóstico positivo de sífilis, a equipe faz o devido encaminhamento às unidades de saúde para acompanhamento e tratamento.
Imagem: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde
Fonte: Assessoria/Prefeitura