Um projeto desenvolvido em parceria entre o Hospital Mahatma Gandhi e a Secretaria Municipal de Cultura tem proporcionado momentos de aprendizado e estímulo a pacientes da instituição. O ‘Cantinho da Leitura’ já atendeu, desde o início de junho, a 200 internos e mais de 50 funcionários da unidade hospitalar.
O projeto teve início com a campanha de arrecadação de livros na cidade. Durante o mês de maio, mais de 1.500 títulos foram doados. O lançamento da atividade, em 11 de junho, contou com a primeira ação de contação de histórias, desenvolvida pelos arte-educadores Lucas Alves e Rafael Jorda, da Secretaria de Cultura.
Ao todo, foram nove sessões de contação. E o projeto deu tão certo que passou a ser fixo. A partir de agora, sempre às segundas-feiras, os artistas estarão no hospital, em espaço arborizado e harmoniosamente decorado, para mais uma intervenção de literatura junto aos pacientes e colaboradores.
“É uma satisfação contribuir com um projeto tão nobre. A biblioterapia é ferramenta de estímulo à recuperação dos pacientes. A leitura ajuda na verbalização dos problemas, as fontes de informações proporcionam um elo com o mundo e as contações trazem fantasia, proporcionando momentos descontraídos e de bem-estar”, disse a secretária de Cultura, Cris Anovazzi.
O cenário foi especialmente criado para estimular a leitura. Após a contação, os pacientes podem levar os livros para os quartos e dar continuidade ao aprendizado.
De acordo com o coordenador de Captação e Recursos e Eventos do hospital, Emerson Gonçalves, a prática da leitura se apresenta na vida de alguém desde o momento que é possível compreender o mundo em volta.
“O projeto tem estimulado nossos pacientes a um processo de leitura permanente para estar continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno, ajudando-os a se tornar sujeitos leitores e escritores”, explicou.
O Hospital Mahatma Gandhi está localizado na rua Duartina, 1.311, na Vila Soto.
Informações pelo telefone (17) 3524-9070.
Fonte: Assessoria/Prefeitura