A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, colocou em funcionamento o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, o Caps AD. A unidade é destinada ao acolhimento especializado de pessoas com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas.
A rotina no equipamento está sendo traçada. Os profissionais estão fazendo reuniões e articulando o fluxo de atendimentos, e devem começar a receber encaminhamentos da atenção básica. As primeiras consultas estão sendo realizadas com pacientes até então atendidos no Caps II, que agora passa a acolher somente pessoas com transtornos mentais.
O Caps AD não tem regime de internação, mas de apoio, com consultas médicas individuais e atividades terapêuticas em grupo, com objetivo de promover qualidade de vida aos participantes.
A unidade local conta com equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogos, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional, realizando o acompanhamento clínico que possibilite estabelecer laços sociais e familiares. O usuário que procura o Caps AD passa por avaliação, que indica o tratamento adequado conforme com suas necessidades.
De acordo com o secretário de Saúde, Ronaldo Carlos Gonçalves Júnior, a nova unidade de acolhimento fortalece e completa a rede de serviços no âmbito da Atenção da Saúde Mental no município. “Estamos diante de uma rede de atenção psicossocial bem estruturara, proporcionando atendimento de qualidade e humanizado, respeitando as condições de cada um”, destacou.
Demanda
A implantação de uma unidade do Caps AD recebeu aval do Ministério a partir de pleito que teve início ainda na gestão anterior do prefeito Afonso Macchione Neto. O tema foi esquecido nos últimos quatro anos. Agora, com o início das atividades, o município passa a receber verba federal para viabilizar o funcionamento.
Serviço
Caps AD Catanduva
Local: Rua 13 de Maio, 1260, Centro
Atendimento das 7 às 17 horas
Fonte: Assessoria/Prefeitura