A Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (SAEC) fez novo investimento em tecnologia e substituiu o painel eletrônico existente na Unidade de Captação São Vicente. O novo modelo, com tecnologia de ponta, custou R$ 30.240,00 e contribuirá para um melhor atendimento nos serviços de captação e abastecimento de água na região central do município.
De acordo com a equipe de Engenharia Elétrica, o painel anterior tinha pelo menos 13 anos de uso e já estava obsoleto. “O novo modelo, com tecnologia soft starter, tem acionamento de motor e proteção integrados, que garantem a integridade do motor e do funcionário que o aciona”, explicou a equipe.
A nova tecnologia diminui problemas com manutenção e, consequentemente, os investimentos que seriam despendidos. O painel está em conformidade com a Norma Regulamentadora NR 10, que dispõe sobre instalações elétricas. O equipamento conta com proteção de circuitos eletrônicos e projetos elétricos organizados.
“As melhorias refletem, indiretamente, no abastecimento de água porque reduz defeitos em motores de bombas e curtos-circuitos”, informou a equipe de Engenharia Elétrica.
A unidade de captação, a primeira a ser perfurada – em 1971, tem vazão de aproximadamente 220 metros cúbicos por hora e é o poço profundo mais antigo da cidade a explorar o Aquífero Guarani.
Fonte: Assessoria/Prefeitura