Catanduva formalizou a implantação de mais um Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Atenção Básica – Nasf AB. Ao todo, o município passa a contar agora com cinco equipes em atuação, totalizando 100% de cobertura assistencial nos bairros. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde.
O Nasf tem como objetivo ampliar a oferta de ações na atenção básica, que são as unidades de saúde dos bairros. Dentre as principais atribuições estão o atendimento domiciliar, atendimento individual, grupos terapêuticos, discussão de casos e educação em saúde.
A nova equipe do Nasf tem atenções voltadas às unidades de saúde do Jardim Sales, Vila Soto, Vertoni, Centro e Parque Glória, que não contavam com esse tipo de atendimento. Os demais bairros com Unidades de Saúde da Família (USF) já trabalham de forma articulada com as outras quatro equipes.
“Ampliamos e qualificamos as intervenções em cada território da cidade”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Ronaldo Carlos Gonçalves Júnior.
O Nasf é composto por equipes multiprofissionais: psicólogo, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social, fonoaudiólogo, sanitarista e educador-físico. Essas pessoas são responsáveis pelo suporte necessário às Unidades Básicas de Saúde, que contam com médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, dentista e farmacêutico.
O trabalho integrado permite discutir cada caso clínico para atuação precisa. “O Nasf complementa o cuidado prestado pelos profissionais das unidades. Dessa forma, trabalhamos para construir, juntos, mais projetos de promoção à saúde”, comenta Tiago Silva, coordenador da cogestora Associação Mahatma Gandhi.
Para se ter noção do trabalho realizado pelas equipes em Catanduva, nos primeiros cinco meses deste ano, o Nasf realizou 9.260 atendimentos, sendo 1.827 atendimentos domiciliares e 7.433 atendimentos individuais ou em grupo.
Até 2017, apenas às Unidades de Saúde da Família era permitida a vinculação com o Nasf. Após a reformulação da Política Nacional de Atenção Básica pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura de Catanduva fez a ampliação dentro dos moldes atuais de atendimento. “Tomamos as providências e obtivemos aval do Ministério para implantação da nova equipe local”, resume o coordenador.
Devido à integração entre as equipes do Nasf e Atenção básica, Catanduva é referência estadual. O modelo de gestão já atraiu visitas de cidades como Fernando Prestes, Orindiúva, São José do Rio Preto, Itajobi, Pirangi, Ilha Solteira, Igarapava, Santa Adélia, Votuporanga, Macaubal, Guapiaçú e Santa Fé do Sul.
Imagem: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde
Fonte: Assessoria/Prefeitura