Catanduva contabiliza 21 casos de dengue desde janeiro

Balanço epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde aponta para um total de 21 casos de dengue no município, do começo do ano até agora. No período, outras 188 notificações suspeitas foram descartadas.

Em setembro, um caso positivo foi registrado. Enquanto que, em agosto, foram cinco confirmados, dentre 27 notificações. O restante deu negativo.

Diante nos números, a secretaria avalia que o cenário é preocupante, já que Catanduva estaria acima da média de casos registrados nos mesmos meses em anos anteriores, quando a cidade ficou livre de epidemia.

A Secretaria de Saúde permanece em alerta no combate ao Aedes aegypti que, além da dengue também transmite o vírus da zika e a febre chikungunya.

Por meio da EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti), diversas ações estão em andamento. As visitas casa a casa seguem cronograma que abrange todos os imóveis da cidade. Em contato com moradores, os agentes intensificam o alerta para manter ambientes limpos e sem criadouros.

Nos últimos dias, Catanduva realizou mutirão de limpeza com objetivo de eliminar todo material que poderia servir de abrigo para larvas.

Chikungunya
 
Recentemente, as autoridades de saúde da municipalidade já chamaram a atenção para um possível surto de chikungunya que Catanduva pode vir a enfrentar. Especialistas entendem que o vírus da doença começou a circular pela região e a população ainda está desprotegida, pela falta de anticorpos.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas