Catanduva continua em destaque na abertura de MEIs no Estado

O número de novos Microempreendedores Individuais (MEIs) continua crescente em Catanduva. Em agosto deste ano, o município registrou saldo positivo de 88 empreendedores constituídos. Dados do Portal do Empreendedor revelam que, do início do ano até 30 de setembro, 4.771 empresas estavam formalizadas na cidade.

O bom desempenho é atribuído, dentre outros fatores, ao incentivo e apoio da Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Relação de Trabalho (Semdert), oferecidos aos pequenos empresários a partir da implantação do Programa Empresa Agora.

A parceria permite que funcionários da Prefeitura fiquem no Poupatempo para o atendimento exclusivo aos empreendedores que estão iniciando seus negócios ou que buscam pela formalização.

No local, é possível tirar dúvidas com técnicos capacitados, agendar cursos relacionados a empreendedorismo no Sebrae, contar com serviços gratuitos de constituição e licenciamento (regularização perante os Governos Federal, Estadual e Municipal), ter acesso aos boletos para recolhimento de tributos e, caso necessitem, solicitar empréstimo com juros baixos pelo Banco do Povo Paulista.

O conjunto de serviços é pioneiro na região e um dos poucos no Estado de São Paulo. O Programa Empresa Agora tem apoio do Sebrae, Associação Comercial e Empresarial (ACE), Sindicato Rural e Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio).

Exemplo

Dentre os vários empreendedores que buscaram a formalização em setembro está o comerciante Orcides Simonaio, de 87 anos, que faz a revenda de cachepots – recipientes decorativos utilizados para armazenar vasos de flores.

“O senhor Orcides é uma prova viva de que nosso trabalho vale a pena”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento, Fábio Rinaldi Manzano.

Comparativo

Considerando os dados de dez municípios de porte semelhante, Catanduva segue como destaque em 2018. De acordo com o Portal do Empreendedor, de janeiro até 30 de setembro, somam-se 406 novos microempreendedores formalizados.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

 

Publicações relacionadas