Catanduva destina 600 toneladas de resíduos à coleta seletiva

Catanduva destinou cerca de 600 toneladas de resíduos sólidos para a coleta seletiva, ao longo de 2019. O volume representa 1,5% de tudo o que foi coletado ao longo do ano. Apesar de parecer baixo, o volume deixa de ir para o aterro sanitário municipal, diferentemente do que ocorre com os resíduos sólidos domiciliares.

O montante é resultado de recolha diária que atinge 100% da área urbana da cidade, sob responsabilidade da SAEC (Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva). O trabalho é executado pela Florestana, empresa que também desenvolve os serviços de coleta de resíduos sólidos domiciliares.

Como diferencial, o município conta com a coleta porta a porta, com o caminhão que percorre os bairros recolhendo os resíduos separados pela população. Além disso, os materiais podem ser entregues por moradores nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), que estão situados em locais estratégicos para posterior coleta.

Outro ponto positivo é que a reciclagem também gera renda. Os resíduos recolhidos pela Florestana são transportados para a Cooperativa Recicla Catanduva, que funciona em imóvel cedido pela Prefeitura para as atividades, localizado na rua São Paulo, 888 (ao lado da linha férrea).

No espaço, os resíduos passam por triagem e são separados conforme sua composição e, posteriormente, vendidos para a indústria de reciclagem. O dinheiro arrecadado é dividido entre os cooperados. Os resíduos recicláveis secos são compostos basicamente de metais, papelão, papel, tetrapak, plásticos e vidros.

“Se a população mudar hábitos, com gestos simples, junto a investimentos do poder público, resolvemos o problema crescente da geração de resíduos. Ao mesmo tempo, aumentamos a quantidade de materiais destinados à reciclagem e, com isso, protegemos o meio ambiente”, destaca Carlos Alberto Calixto Lapera, superintendente da Saec.

Campanha

“É separando que estamos juntos pelo Meio Ambiente”. Essa é a nova campanha encabeçada pela Saec, em parceria com a Prefeitura, Florestana e o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comma). A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância da separação dos resíduos sólidos.

Outdoors com a mensagem já estão afixados em pontos estratégicos da cidade e a mensagem vem sendo propagada em rádios da cidade. A expectativa é que todos os domicílios sejam alcançados com a distribuição de panfletos sobre a temática.

Óleo de cozinha

A SAEC também é ponto de coleta de óleo de cozinha usado e distribui gratuitamente funis, enquanto durar o estoque, que podem ser utilizados para facilitar o manejo do óleo em garrafas pet. A coleta ocorre na Central de Atendimento da Saec, que funciona das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas