Catanduva conquistou o 16º lugar na pré-certificação do programa Município VerdeAzul 2019. A divulgação foi realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente nesta quinta-feira, dia 11, em Bauru. Dos 638 municípios paulistas inscritos, 164 receberam os certificados de qualificação.
Representando Catanduva, esteve presente o diretor de Meio Ambiente José Maurício Braga, que recebeu o certificado das mãos do secretário do Estado, Marcos Penido. “A pré-certificação nos mostra que estamos no caminho certo”, diz.
A pré-certificação é uma das etapas para a classificação que será divulgada no final do ano. Até agora, Catanduva conquistou 81,75 pontos, o que mostra que Prefeitura e Saec mantêm a preocupação com a preservação do meio ambiente. No ano passado, a cidade alcançou o 24º lugar, dez posições a mais do que em 2017.
O programa VerdeAzul foi lançado pelo Governo de São Paulo em 2007, com o objetivo não só de mensurar, como também apoiar a gestão ambiental com eficiência, garantindo a valorização do meio ambiente nos municípios.
A avaliação contabiliza dez diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
A iniciativa também visa estimular as prefeituras na elaboração de políticas públicas, além de estratégias, para o desenvolvimento sustentável em todo território paulista.
Fonte: Assessoria/Prefeitura