Catanduva é premiada em Congresso Estadual de Saúde

Catanduva foi destaque na 32ª edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP). Dentro da programação, a Secretaria Municipal de Saúde conquistou o 8º Prêmio David Capistrano, na 15ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios.

A premiação coloca Catanduva entre as 10 melhores cidades, frente a um total de 675 trabalhos inscritos no Estado de São Paulo. A equipe técnica da secretaria foi responsável por promover o projeto “Saúde na Roda – Protagonismo Popular na Construção do Plano Municipal de Saúde”.

O trabalho aborda a experiência vivenciada recentemente pelo município, que envolveu a população no planejamento da saúde local, por meio de reuniões de conselhos locais e até na realização da conferência municipal de saúde.

“A premiação é mérito de toda equipe da Secretaria de Saúde e demonstra claramente os rumos da construção do plano de saúde municipal com a participação popular”, destaca o secretário Ronaldo Carlos Gonçalves Júnior.

Os trabalhos premiados foram selecionados por uma comissão composta por profissionais ligados a universidades e institutos de pesquisa, sem nenhum vínculo com as secretarias de saúde concorrentes.

Com o resultado, Catanduva ganha visibilidade e se torna referência para outras cidades a partir do êxito obtido com a experiência. Além disso, o projeto premiado será apresentado em congresso nacional, que será realizado em Belém (PA), entre os dias 25 e 27 de julho.

No ano passado, Catanduva também foi premiada nas etapas estadual e nacional. Na estadual, recebeu menção honrosa e, na fase nacional, foi selecionada como melhor experiência na temática Redes de Atenção a Saúde, com o projeto que demonstra as estratégias adotadas pelo município e que resultaram na redução de internações psiquiátricas.

Congresso

O Cosems/SP é realizado anualmente e, nesta edição, abordou o tema “30 anos de SUS: SUStentabilidade para garantia do Direito à Saúde – Aumento do financiamento federal e estadual”. O evento possibilitou debates, reflexões, diálogo e a troca de experiências entre os 645 municípios paulistas.

O secretário de Saúde de Catanduva, Ronaldo Carlos Gonçalves Júnior, integra a diretoria do conselho e coordenou duas atividades ao longo da programação. “O congresso foi uma excelente oportunidade para o compartilhamento de experiências e aprendizado em saúde”, resume.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas