Catanduva foi premiada no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado na semana passada em Belém do Pará. O projeto apresentado pelo município foi classificado como a melhor experiência na temática Planejamento Local do SUS.
O material em destaque intitulado “Saúde na Roda: Protagonismo popular na construção do Plano Municipal de Saúde” foi elaborado a partir da experiência bem sucedida da participação popular no planejamento da saúde local. A cidade concorreu com trabalhos de várias regiões do país na 15ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Ronaldo Gonçalves Júnior, o contexto que chamou atenção, a ponto de garantir a premiação, é referente ao Plano Municipal de Saúde, fruto de sugestões levantadas junto aos moradores em reuniões de conselhos locais, Conselho Municipal e Conferência Municipal de Saúde. “Relatamos a organização do trabalho e conseguimos incentivar e garantir a participação da população nesse processo”, destacou.
Antes de receber a premiação nacional, o projeto despontou na fase estadual, em abril deste ano. Na ocasião, Catanduva figurou entre as 10 melhores cidades, frente a um total de 675 trabalhos inscritos no Estado de São Paulo.
Em 2017, a cidade também foi premiada nas etapas estadual e nacional. Na estadual, recebeu menção honrosa e, na fase nacional, foi selecionada como melhor experiência na temática Redes de Atenção a Saúde, com o projeto que demonstra as estratégias adotadas pelo município e que resultaram na redução de internações psiquiátricas.
Fonte: Assessoria/Prefeitura