Catanduva fecha 2018 com 5 mil microempreendedores ativos

O ano de 2018 foi de oportunidades para os empreendedores de Catanduva. Prova disso é o número de novas formalizações efetivadas entre janeiro e dezembro do ano passado: 635, com saldo de 5 mil empresas em atuação no período. O comparativo é com 2017, quando havia 4.365 empresas formalizadas. Se comparado a 2016, o incremento foi de 1.590 novos empreendimentos: 46% a mais.

O bom desempenho é atribuído, dentre outros fatores, ao incentivo e apoio que a Prefeitura de Catanduva passou a oferecer aos pequenos empresários a partir do programa Empresa Agora, em 2017. Nele, os agentes oferecem exclusividade a quem está iniciando seus negócios. O atendimento é realizado no Poupatempo.

Os interessados podem tirar dúvidas com técnicos, agendar cursos de capacitação no Sebrae, utilizar serviços gratuitos de constituição e licenciamento (regularização perante os Governos Federal, Estadual e Municipal), obter boletos para recolhimento de tributos e até solicitar empréstimo com juros baixos pelo Banco do Povo Paulista.

Com o programa instituído pela Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Relação de Trabalho (Semdert), os empreendedores constituídos ou cidadãos interessados em se formalizar têm acesso a um conjunto de serviços pioneiro na região e um dos poucos com esse modelo no Estado de São Paulo, totalmente desburocratizado.

O programa Empresa Agora tem apoio do Sebrae, Associação Comercial e Empresarial (ACE), Sindicato Rural e Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio).

Comparativo

A Semdert comparou Catanduva com dez municípios do mesmo porte e, de acordo com o Portal do Empreendedor, a Cidade Feitiço é a que possui maior saldo de empreendedores formalizados no período de janeiro a dezembro de 2018:

 

Publicações relacionadas