Catanduva ganhou grupo próprio no novo Mapa do Turismo Brasileiro, que contempla o período de 2019 a 2021. A novidade, anunciada recentemente pelo Ministério do Turismo, engloba 2.694 cidades de 333 regiões turísticas que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.
Até então, a Cidade Feitiço fazia parte da Região Turística “Águas, Cultura e Negócios”, que pertencia à macrorregião de São José do Rio Preto.
“Agora temos a nossa própria Região Turística, a ‘Caminhos de São Domingos’, ao lado de Santa Adélia e Uchoa. Estamos pleiteando nos tornarmos Município de Interesse Turístico (MIT), por isso a importância do Plano Diretor de Turismo, que aguarda aprovação da Câmara de Vereadores”, explica a gerenciadora de Turismo de Catanduva, Beatriz Trigo.
Ela estará na sessão da Câmara desta terça-feira, dia 17, para solicitar aos vereadores a aprovação do projeto, tendo em vista seus benefícios para a cidade.
No Mapa do Turismo, os municípios estão categorizados de “A” a “E”. Catanduva, por exemplo, se enquadra na categoria “C”. A classificação é um instrumento utilizado para acompanhar o desempenho das economias turísticas, além de subsidiar a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo.
A destinação de recursos inclui ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando as características peculiares de demanda e de vocação turística de cada localidade.
Entre os pré-requisitos para fazer parte do mapa está a necessidade de o município ter órgão de turismo e conselho municipal em atividade. Outros critérios são novidade, como orçamento próprio destinado ao turismo, além de ter prestadores de serviços turísticos registrados no Cadastur, programa do Ministério do Turismo.
Fonte: Assessoria/Prefeitura