O Governo Federal habilitou Catanduva a implantar dois serviços na área da saúde. As portarias foram publicadas no Diário Oficial desta quinta-feira, dia 13. Um deles é o Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), que amplia atendimento prestado nos postos de saúde e, o outro, o Consultório na Rua, é direcionado a consultas médicas a pessoas em situação de rua.
A manifestação favorável da União atende a demanda apresentada pela Prefeitura de Catanduva. No começo do ano, o prefeito Afonso Macchione Neto e o secretário de saúde, Ronaldo Carlos Gonçalves Júnior, entregaram ofício ao ministro da saúde, Ricardo Barros, solicitando habilitação do município, com objetivo de fortalecer e melhorar o atendimento na rede pública de saúde.
Ao receber a notícia, o prefeito Macchione reafirmou a posição de sua gestão em priorizar projetos e investimentos na área da saúde. “Essa sinalização do governo prova que estamos no caminho certo, na efetivação de ações para melhorar a qualidade de atendimento médico aos munícipes. Esse é o compromisso que assumimos com a população”, ressaltou.
O assunto foi destaque no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde em Brasília. O evento com vagas limitadas contou com a participação de 10 representantes de pastas por Estado. O secretário local, Ronaldo Gonçalves, integrou comitiva de São Paulo, no Palácio no Planalto.
Agora, a Secretaria Municipal de Saúde dará andamento aos trâmites para a implantação dos serviços. A partir do início das atividades, Catanduva passa a receber recursos federais na ordem de R$ 75 mil por mês para manutenção do trabalho. “Os serviços são extremamente importantes e garantem ampliação da cobertura de atendimentos da rede pública”, comentou o secretário.
Conforme habilitação, Catanduva passa a contar com:
02 Nasf – O serviço tem o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.
01 Consultório na Rua – O serviço conta com equipes que realizam busca ativa de pessoas que vivem em situação de rua. Os profissionais realizam as atividades de forma itinerante, desenvolvendo ações em parceria com unidades de saúde.
Fonte: Assessoria/Prefeitura