Catanduva teve um salto importante na geração de empregos em 2019. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira, dia 19, mostram que a Cidade Feitiço mais que triplicou o número de postos de trabalho, no comparativo com o mesmo período do ano anterior.
Enquanto no acumulado de janeiro a novembro de 2018 foram 435 pessoas inseridas formalmente no mercado de trabalho, os onze primeiros meses deste ano trouxeram 1.514 empregos formais, de acordo com o levantamento do Ministério da Economia. O desempenho positivo em 2019 é o melhor resultado desde 2012.
No mês passado, 76 pessoas conseguiram uma colocação no mercado de trabalho de Catanduva. A construção civil aquecida garantiu a maior fatia, com 152 vagas. Na sequência aparece o setor de serviços, com 94 trabalhadores, e em terceiro o comércio, que apostou no aumento das vendas e contratou 53 funcionários.
Novembro alcançou o oitavo desempenho positivo para 2019. Em janeiro, foram 331 contratações, fevereiro chegou a 212 e março ficou com 133. O mês de junho foi encerrado com 125 funcionários contratados. Agosto teve 198 e setembro 28.
“O principal motivo para a abertura das vagas, sem dúvida, é o momento que vive o país, porém, a prefeitura também faz a parte dela. Só em 2019 oferecemos mais de 2.300 vagas em cursos de capacitação, para que nossas empresas encontrem mais facilmente a mão de obra que procuram”, destaca o secretário de Desenvolvimento, Fabio Rinaldi Manzano.
Ele ressalta, ainda, que a oferta de cursos de aprendizagem pela Prefeitura foi uma novidade implantada em 2018. “Hoje, o CAIC Jovem capacita 32 jovens aprendizes para as indústrias. Esses jovens possuem carteira assinada e, com isso, elevam os números de postos de trabalho gerados. Estamos no caminho certo.”
2º maior número de empregos
O que também chama a atenção no levantamento é que Catanduva conquistou o segundo lugar no ranking que inclui 10 cidades que possuem o mesmo porte. Em primeiro lugar está Santana de Parnaíba, com 1.712 postos de trabalho gerados nos onze primeiros meses do ano. Barretos aparece em terceiro, com 1.223 vagas.
O comparativo da evolução dos postos de trabalho é realizado mensalmente e faz parte de estudo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Relação de Trabalho (Semdert). O setor realiza análise dos dados para identificar o cenário dos municípios que pertencem ao mesmo porte. (Tabela em anexo).
Destaque para os serviços
Em Catanduva, até novembro de 2019, o destaque ficou para o setor de Serviços, que acumulou 791 empregos formais. Na sequência está a Construção Civil, com 286, e em terceiro a Agropecuária, com 279. A Administração Publica teve 93 novas vagas, enquanto a Indústria de Transformação ficou com 29. O comércio concentrou 25 novos funcionários e o Serviço da Indústria de Utilidade Pública 11.
Fonte: Assessoria/Prefeitura