Catanduva aderiu à Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite, a paralisia infantil. O município vai adiantar para o primeiro sábado de agosto o início da etapa que se estenderá até o dia 31, em consonância com a Secretaria Estadual de Saúde. A data prevista para começar a campanha seria dia 6.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a expectativa é que sejam imunizadas cerca de 5 mil crianças em Catanduva. A meta é vacinar 95% do público indiscriminadamente. Mesmo que a criança tenha sido vacinada no ano passado e ainda estiver dentro da faixa etária, é necessário fazer o reforço com a vacina tríplice viral e a gotinha contra pólio.
A ação tem como objetivo manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite nos municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite, bem como vacinar os menores de cinco anos de idade contra o sarampo e a rubéola, para manter o estado de eliminação dessas doenças no país.
Para atender a demanda, as doses serão aplicadas em salas de vacina distribuídas nas unidades de saúde do município, exceto na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Salles. O horário de funcionamento dos postos é das 7 às 17 horas.
Mobilização
A campanha terá duas datas, 4 e 18 de agosto, chamados de “Dia D” para divulgação e mobilização nacional. Nos dois sábados, as unidades de saúde vão funcionar das 8 às 17 horas.
Adultos
Os adultos também devem se vacinar contra o sarampo de acordo com o calendário vacinal, porém esse não será o alvo da campanha. A orientação é que procurem as unidades de saúde com a carteira de vacina para análise.
POSTOS COM SALA DE VACINAÇÃO
UBS Central, USF Imperial, USF Flamingo, USF Euclides, USF Santa Rosa, USF Lunardelli, USF Nosso Teto, USF Santo Antônio, USF Gaviolli, USF Pedro Nechar, USF Alpino, USF Bom Pastor, USF Pachá, USF Del Rey, USF Nova Catanduva, USF Solo Sagrado, UBS Vila Soto e UBS Vertoni, USF Theodoro Rosa Filho, USF Monte Líbano, UBS Parque Glória e USF Gabriel Hernandes.
Fonte: Assessoria/Prefeitura30