A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Educação, participa nesta terça-feira, dia 6, do Dia D de Mobilização que discutirá a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas. Professores e gestores se reunirão nas escolas, no horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC), para debater o tema.
A discussão terá várias fases e cada município poderá usar todo ou parte do material, além de editar ou planejar outras estratégias de estudo. A intenção da mobilização é tornar a BNCC conhecida e estudada por secretarias e escolas em todo o país.
O processo de elaboração da Base Nacional Curricular foi conduzido pelo Ministério da Educação com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
O objetivo é tornar o material uma referência para a construção e adaptação dos currículos de toda a rede de educação no país.
“A participação dos professores, nesse processo de discussão, é essencial para garantir a transparência, legitimidade e credibilidade na fase de construção dos currículos”, aponta o setor.
De acordo com o MEC, as redes e escolas têm autonomia para elaborar metodologias de ensino, abordagens pedagógicas e avaliações, incluindo elementos da diversidade local. A versão final da BNCC foi homologada em dezembro do ano passado.
Fonte: Assessoria/Prefeitura