Catanduva integra Mapa do Turismo Brasileiro e pleiteia MIT

A Prefeitura de Catanduva recebeu a certificação do Ministério do Turismo (MTur) por integrar o Mapa do Turismo Brasileiro 2017-2019. O instrumento técnico orienta o desenvolvimento de políticas públicas e a liberação de recursos pelo Governo Federal para infraestrutura turística, qualificação profissional e a promoção dos destinos.

De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, a certificação comprova que o município integra a lista dos destinos brasileiros que trabalham o Turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de empregos e renda. Quem possui o documento será priorizado no repasse federal destinado ao turismo.

“Os municípios certificados terão vantagens sobre os demais por validar a responsabilidade com o turismo local, junto ao âmbito nacional, conferindo maior facilidade no acesso a recursos federais, pois terão em mãos uma comprovação de engajamento com o setor”, explica o Coordenador Municipal de Turismo, Fernando Bonvino.

Catanduva integra a Região Turística “Águas, Cultura e Negócios” e foi enquadrada na categoria C no Mapa do Turismo, ao lado de outras 538 cidades brasileiras. A categoria leva em conta números oficiais da quantidade de estabelecimentos de hospedagem existentes, de empregos nesses locais e de visitantes domésticos e internacionais.

“A estrutura do turismo no Brasil está assentada no Plano Nacional do Ministério do Turismo e seus respectivos programas. Um deles, o de Regionalização do Turismo, em parceria com os governos estaduais, tem como condição inicial o município estar no Mapa do Turismo Brasileiro”, comenta.

Em âmbito estadual, a Prefeitura pleiteia o enquadramento de Catanduva como Município de Interesse Turístico (MIT). O pedido, instruído com Plano Municipal de Turismo de Catanduva, traçado ao longo deste ano, foi apresentado ao Governo do Estado de São Paulo, através da Assembleia Legislativa.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas