Catanduva segue com números significativos na abertura de Microempreendedores Individuais (MEIs). De janeiro a junho deste ano, foram constituídos mais 142 empreendedores. Além disso, dados atualizados em 30 de junho indicam 4.507 empresas formalizadas na cidade, de acordo com o Portal do Empreendedor.
O bom desempenho é atribuído, dentre outros fatores, ao incentivo e apoio que a Prefeitura e o Sebrae passaram a oferecer aos pequenos empresários a partir da implantação do Programa Empresa Agora. Os resultados deste ano seguem tendência dos números de 2017, quando 955 empresas foram abertas.
Pelo Empresa Agora, são disponibilizados agentes de desenvolvimento no Poupatempo para atendimento exclusivo aos microempreendedores individuais.
No local, os empreendedores já constituídos ou os cidadãos interessados em se formalizar podem tirar dúvidas com técnicos capacitados, agendar capacitações pelo Sebrae, contar com serviços gratuitos de constituição e licenciamento (regularização perante os Governos Federal, Estadual e Municipal), ter acesso aos boletos para recolhimento de tributos e, caso necessitem, solicitar empréstimo com juros baixos pelo Banco do Povo Paulista. O conjunto de serviços é pioneiro na região.
Comparativo
Diferente de outros municípios do mesmo porte, Catanduva segue com resultados positivos em 2018. De acordo com o Portal do Empreendedor, foram 142 empresas abertas até agora, contra 229 encerradas em Barretos e 612 fechadas em Sertãozinho. O Empresa Agora tem apoio do Sebrae, Associação Comercial e Empresarial (ACE), Sindicato Rural e Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio).
Fonte: Assessoria/Prefeitura