Catanduva obteve aval do Ministério da Saúde para a continuidade dos serviços da UPA (Unidade de Pronto Atendimento). A manifestação do órgão é referente à renovação de qualificação e comprova que a unidade local atende critérios estabelecidos pela pasta. O processo tem o objetivo de garantir a manutenção do repasse financeiro do governo federal à Prefeitura para o custeio da unidade.
A primeira fase de avaliação visando à certificação teve início com a participação da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, que providenciou os documentos exigidos e lançou tais dados no sistema de informação.
Superada essa etapa, o Ministério da Saúde realizou visita técnica na unidade, que ocorreu há cerca de um mês. Dentre os critérios, foram avaliados protocolos clínicos, estrutura física, quadro de profissionais, fluxo de atendimentos, número de atendimentos e procedimentos realizados pela unidade.
Segundo o Ministério da Saúde, a qualificação será válida por três anos, devendo ser renovada mediante novo processo de avaliação.
A UPA de Catanduva funciona 24 horas com foco no atendimento de urgências e emergências. Desde a sua implantação, atua com acolhimento de pacientes por meio do sistema de classificação de risco, atendendo casos de maior gravidade com prioridade. O critério é adotado na triagem dos atendimentos diários.
Fonte: Assessoria/Prefeitura