Catanduva irá sediar o 2° Fórum de Prevenção ao Suicídio na quinta-feira, dia 14, no anfiteatro da Fundação Padre Albino. O evento é uma realização da Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio das Faculdades Integradas Padre Albino.
A programação integra a campanha de conscientização nacional de prevenção ao suicídio, denominada Setembro Amarelo. A programação é direcionada aos profissionais da Estratégia de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde.
Serão dois períodos de atividades. De manhã, a partir das 8 horas, e à tarde, a partir das 13h30. A participação ocorrerá mediante credenciamento.
O assunto será abordado na palestra “Os desafios na identificação e prevenção do suicídio”, ministrada por Karin Casarini, professora do departamento de psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Também haverá apresentações do coral do Caps II (Centro de Atenção Psicossocial) e do Senac (Serviço nacional de Aprendizagem Comercial).
O mesmo cronograma será seguido nos dois períodos do fórum.
Além de divulgar o tema, a proposta do fórum é alertar a população sobre a importância de sua discussão. Atualmente, o suicídio é um problema de saúde pública no Brasil e sua ocorrência é grande. A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que ocorram, no Brasil, 12 mil suicídios por ano.
Mesa Redonda
Médicos da Estratégia da Saúde da Família estarão envolvidos numa mesa-redonda nesta quarta-feira, dia 13. A atividade será realizada no Anfiteatro da Fundação Padre Albino, a partir das 14 horas, também compondo a programação do de Prevenção ao Suicídio. O tema será “Percursos e desafios na prevenção do suicídio”. Três médicas farão o debate.
Serviço
II Fórum de Prevenção ao Suicídio
Local: Anfiteatro da Fundação Padre Albino
Endereço: Rua Treze de Maio, 1064, Centro
Horários de credenciamento: 8h e 13h30
Fonte: Assessoria/Prefeitura