Catanduva recebe remessa de vacina contra meningite para suprir baixa no abastecimento

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde, está enfrentando baixa no estoque da vacina contra meningite. A situação é evidenciada devido à interrupção na distribuição do insumo pelo Ministério da Saúde nos últimos meses.

Nesta quarta-feira, dia 21, a secretaria recebeu 50 doses da vacina, quantidade bem abaixo do normal para atender todos os postos de imunização na cidade.

Diante da remessa reduzida, a distribuição ocorrerá de forma estratégica em duas unidades de saúde, centralizando a demanda de atendimentos na USF do Parque Flamingo e na UBS do Solo Sagrado.

A vacina é recomendada para bebês para proteção contra meningite tipo C. As doses são administradas aos três e cinco meses de vida, com reforço com um ano de idade.

O problema na distribuição atinge todo o território nacional. Informativo do Ministério da Saúde aponta para a regularização, aos poucos, da distribuição. Em nota, a Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) informa que em novembro será distribuído quantitativo correspondente à cota mensal estadual.

“Entretanto, a regularização da distribuição depende do cumprimento do cronograma de entregas propostas pelo laboratório produtor”, destaca o setor em trecho da nota.

De acordo com a nota, estoque estratégico está sendo mantido para atendimento a demandas emergenciais em envio complementar para eventual ocorrência de surto.

Em Catanduva, no período de desabastecimento, a vacinação não chegou a ser interrompida, mas a situação é considerada crítica. A secretaria orienta os moradores a ligar por telefone para confirmar a disponibilidade da vacina nos postos de saúde, antes de sair de casa.

Imagem: Comunicação/Prefeitura de Catanduva

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas