O Programa Empresa Agora, de Catanduva, é o segundo melhor do Estado de São Paulo na categoria “Desburocratização e Implementação da Redesimples”. O prêmio foi entregue ao prefeito Afonso Macchione Neto na última terça-feira, 21, no Memorial da América Latina, na capital paulista.O Programa Empresa Agora, de Catanduva, é o segundo melhor do Estado de São Paulo na categoria “Desburocratização e Implementação da Redesimples”. O prêmio foi entregue ao prefeito Afonso Macchione Neto na última terça-feira, 21, no Memorial da América Latina, na capital paulista.
Desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Relação de Trabalho (Semdert), o Empresa Agora já contribuiu para a formalização de 1.868 empresas no município. O resultado consta do site Portal do Empreendedor e compreende o período entre fevereiro de 2017, lançamento do programa, até 30 de abril de 2019.
Para Macchione, o resultado é fruto de intenso trabalho dos funcionários. “O empreendedor é, atualmente, a mola propulsora deste país. Esse é também o pensamento de nossa equipe, que não mede esforços para auxiliar empresários na formalização e contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade e região”, frisa.
Na categoria Desburocratização, Catanduva competiu com os municípios de Mogi das Cruzes, primeira colocada, e Itu, que ficou com o terceiro lugar. Além delas, outras 134 apresentaram projetos, mas apenas 23 chegaram à etapa final da premiação. O programa ainda obteve “selo” em Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor.
Presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles ressaltou a importância de o governo devolver a credibilidade ao brasileiro. “Em 10 anos, o Sebrae possibilitou, a partir destes programas, a criação de 8,3 milhões novas empresas, gerando renda e emprego no Brasil. Os prefeitos são os principais catalisadores dessas ações”, disse.
Empresa Agora
Pioneiro da região e um dos poucos desse modelo no Estado de São Paulo, o Empresa Agora passou pelo crivo de técnicos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), recebendo destaque entre as iniciativas semelhantes no Estado.
Implantado em 2017, o programa tem como diferencial a facilitação e agilidade às empresas, através da centralização de procedimentos em um único local e eliminação da burocracia, com a substituição de papéis por procedimentos online.
Além disso, deu-se grande incentivo ao Microempreendedor Individual (MEI), com atendimento exclusivo a esse público dentro do Poupatempo. O interessado recebe acolhimento e orientação, num único espaço, facilitando a abertura do negócio.
O programa é integrado ao Banco do Povo Paulista (BPP) e diálogo direto com vários setores da Prefeitura – e até do Estado e da União. A iniciativa tem apoio do Sebrae-SP, Associação Comercial e Empresarial (ACE), Sincomercio e Sindicato Rural.
Fonte: Assessoria/Prefeitura