Centro POP comemora um ano de serviços prestados a moradores em situação de rua

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Assistência Social comemora um ano de inauguração oficial do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), que atende em diversos aspectos moradores em situação de rua. A comemoração contará com café da manhã especial e com palestra motivacional sobre o tema ‘A bênção da vida e a alegria de viver’, com o escritor Ademar Matheus Santiago, e será nesta sexta-feira (08), às 8h30, no Centro POP.

O Prefeito Geraldo Vinholi trouxe o Centro POP para Catanduva em abril de 2014, porém sua inauguração oficial aconteceu no ano seguinte, em abril de 2015. Mas durante todo esse tempo, os moradores em situação de rua tiveram um local onde podiam se reportar e tinham o devido atendimento.

O Centro POP realiza o trabalho social com população em situação de rua, promovendo acesso e garantia a direitos sociais, cidadania, retorno ao convívio familiar e reinserção na sociedade. O local oferece atendimento diariamente por meio de acolhimento individual, grupos, cursos e oficinas socioeducativas.

A implantação do Centro POP é um êxito no campo da Política de Assistência Social no município, devido a grande demanda da população em situação de rua que vem gradativamente adquirindo, garantindo e conquistando direitos sociais, respeito e cidadania através dos atendimentos e encaminhamentos realizados.

As abordagens sociais são ações contínuas, com o objetivo de conhecer a realidade, identificar e promover acesso a direitos sociais da população que vive em situação de rua, e que desconhecem os serviços ofertados pela rede socioassistencial, bem como a campanha “não dê esmola”, para fins de sensibilização e conscientização.

Números
O Centro POP já atendeu diversas pessoas, e muitas voltam, diariamente, em busca de cursos e oficinas. De abril de 2014 a março de 2016 foram 224 entradas de casos para acompanhamento referência; 120 entradas de casos em abordagem social e 13 retornos ao convívio familiar; oito mudaram de município e 18 adquiriram moradia convencional.

Outras atividades com moradores em situação de rua também foram desenvolvidas: oito voltaram ao mercado de trabalho e ainda estão trabalhando; oito estão atualmente em Comunidades Terapêuticas, para tratamento de dependência química; dois estão atualmente em tratamento psiquiátrico.

Serviço
O Centro POP está localizado na Rua Argentina, 78.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Catanduva

Publicações relacionadas

Leave a Comment