Cida Gonçalves detalha nesta quinta (27) mobilização nacional pelo Feminicídio Zero durante o Carnaval

A entrevistada desta quinta-feira, 27 de fevereiro, no “Bom Dia, Ministra”, é a titular da pasta das Mulheres, Cida Gonçalves. Durante a conversa, a partir das 8h, ela vai detalhar a mobilização nacional pelo Feminicídio Zero durante o Carnaval do Rio de Janeiro. A ação é uma parceria com Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).
No período do Carnaval, peças da campanha “Feminicídio Zero – Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada” serão expostas em diversos espaços do Sambódromo da Sapucaí, com painéis, faixa na avenida carregada por mulheres, adesivos nas portas dos banheiros e distribuição de materiais gráficos, impactando uma estimativa de mais de 5 milhões de espectadores que passarão pelo espaço, considerando os dias de ensaios técnicos.
O Feminicídio Zero é uma mobilização nacional permanente do Ministério das Mulheres. A articulação envolve diversos setores do país, a partir de diferentes frentes de atuação — comunicação ampla e popular, implementação de políticas públicas e engajamento de influenciadores.
LIGUE 180 — As mensagens da campanha lembram que o Carnaval é um momento de festejar, livre de assédio, e que enfrentar e interromper a violência contra a mulher é papel também dos homens. Outro destaque da campanha é reforçar, em todas as peças, a divulgação da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, disponível também no WhastApp (61) 9610-0180.
CASA DA MULHER BRASILEIRA — Outro assunto que será comentado pela ministra Cida Gonçalves será o fortalecimento e expansão das Casas da Mulher Brasileira (CMB) pelo Brasil. Os espaços oferecem atendimentos multidisciplinares e humanizados às mulheres, compõem um dos eixos do Programa Mulher Viver sem Violência e foi retomado, em março de 2023, pelo Governo Federal.
Recentemente, foram celebrados 10 anos de atividade da Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande (MS), assinado repasse de R$19 milhões para construção de uma unidade em Maceió (AL) e inaugurado o Primeiro Centro de Referência da Mulher Brasileira da Região Norte, em Cruzeiro do Sul (AC).
Nos espaços, são disponibilizados diversos serviços especializados para atender mulheres em situação de violência: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes. O objetivo principal é facilitar o acesso aos serviços especializados para garantir condições de enfrentamento à violência, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica.
MUNICÍPIOS E ESTADOS — A ministra Cida Gonçalves vai abordar, ainda, o esforço para alinhar com estados e municípios a implementação de políticas para as mulheres. Entre as ações defendidas por Cida, estão o lançamento do guia que orienta prefeitos e prefeitas a criar Secretarias de Políticas para as Mulheres nos municípios, o debate sobre políticas públicas para mulheres com ministras, governadoras, prefeitas e gestoras que ocorreu durante encontro nacional em Brasília (DF), assim como as tratativas mantidas durante encontro com prefeitas e vice-prefeitas.

AO VIVO — O “Bom Dia, Ministra” é coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O programa, transmitido ao vivo a partir das 8h em formato de entrevista coletiva, pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal de “A Voz do Brasil”.
PARTICIPE — Comunicadores e jornalistas de rádio de todo o país interessados em participar do Bom Dia, Ministra podem encaminhar mensagem para o telefone (61) 99222-1282 (WhatsApp) informando o nome da rádio, município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Publicações relacionadas

Leave a Comment