Cine Bibi do Conservatório de Tatuí traz programação diversificada em setembro

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura – anuncia a programação do mês de setembro para o ‘Cine Bibi’, projeto de exibição gratuita de filmes clássicos nacionais e internacionais, no Teatro Procópio Ferreira. Contemplada pela Lei Paulo Gustavo, a iniciativa homenageia a atriz Bibi Ferreira (filha de Procópio Ferreira). Os ingressos podem ser adquiridos virtualmente pela plataforma INTI ou pessoalmente na Bilheteria do Teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h. As sessões ocorrem às terças-feiras, às 19h.
Na primeira sessão do mês, no dia 3, será exibido o documentário nacional ‘Guerra do Brasil’. Dirigido por Sylvio Back, o filme mistura realidade e ficção, tendo como pano de fundo a Guerra do Paraguai, entre 1864 e 1870. O documentário debate o que considera um ‘ensaio’ da I Guerra Mundial, que envolveu Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai e vitimou cerca de milhão de pessoas, entrelaçando a história oficial, o imaginário popular e a crítica de militares, cronistas e historiadores. A classificação indicativa é livre. Há acessibilidade em Libras.
Já no dia 10 de setembro, entrará em cartaz o drama de guerra brasileiro ‘A Estrada 47’. Com direção de Vicente Ferraz, o filme centraliza a história nos soldados da Força Expedicionária Brasileira Guimarães, Tenente, Piauí e Laurindo, que vão lutar na Segunda Guerra Mundial. De origem pobre e despreparados para o combate, eles enfrentam fome, frio e sede e sofrem um ataque de pânico coletivo no sopé do Monte Castelo, tendo de optar por enfrentar a Corte Marcial ou encarar novamente o inimigo. A classificação indicativa é de 12 anos. Também com acessibilidade para Libras.
O drama de guerra ucraniano ‘Klondike: a Guerra na Ucrânia’, dirigido por Maryna Er Gorbach, será apresentado no dia 17 de setembro. No filme, ambientado em 2014, quando começa a Guerra em Donbas, o casal de ucranianos Irka e Tolik vive na região da fronteira entre seu país e a Rússia. Grávida, Irka se recusa a abandonar sua casa, mesmo quando seu vilarejo é tomado pelas forças armadas. Recomendado para maiores de 16 anos.
Finalizando a programação do Cine Bibi, será projetada, no dia 24 de setembro, a comédia britânica ‘O Rato que Ruge’ (The Mouse that Roared). Dirigida por Jack Arnold e estrelada pelo ator Peter Sellers (bastante conhecido por seu personagem “Inspetor-Chefe Clouseau”, da série de filmes “A Pantera Cor de Rosa”), a obra, de 1959, mostra uma nação empobrecida e atrasada, que declara guerra aos Estados Unidos da América, na esperança de perder. Mas as coisas não correm conforme o planejado. Indicado a partir de 10 anos.
Para saber mais sobre os filmes exibidos pelo ‘Cine Bibi’, bem como conferir todas as ações da Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí, basta acessar o site da instituição. A programação está sujeita a alterações.
SERVIÇO
Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí
Link
Mais informações: (15) 3205-8434

Publicações relacionadas

Leave a Comment