Com a implantação de galerias de águas pluviais, a Prefeitura de Catanduva solucionou uma erosão antiga em trecho da rua Ibiraci, no Cidade Jardim. O trabalho foi desenvolvido também no entorno. Os problemas, que resultavam no acúmulo de água no período chuvoso, foram identificados pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.
As equipes observaram condições favoráveis ao desenvolvimento das erosões, a concentração de água e ausência de bocas de lobo e galerias às margens do córrego, o que não permitia a captação do volume de chuva.
Foram implantadas bocas de lobo e rede coletora, além de um dissipador de energia. “O objetivo é que o fluxo de água não torne a ganhar velocidade, por conta da alta declividade do terreno, para que se proceda a captura das águas superficiais, e as conduza de maneira correta para o córrego”, explica o secretário de Meio Ambiente, José Maurício Braga.
Além da rua Ibiraci, o serviço contempla quatro quilômetros de galerias para prevenir inundações em diversos pontos considerados críticos. O trabalho foi desenvolvido nas ruas Altair, Antônio Girol, Mongaguá e Ipiranga. O Santa Paula e o Distrito Industrial Pedro Luís Boso também fazem parte do pacote de melhorias.
Atualmente, a rua Mongaguá está na etapa de preparo do solo para receber a pavimentação. O investimento é de mais de R$ 3,5 milhões.
Imagem: Divulgação/ Prefeitura de Catanduva
Fonte: Assessoria/prefeitura