Com maior data lake de saúde do Brasil, laboratório do Instituto de Radiologia (HCFMUSP) completa três anos

O InLab, centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação em inteligência artificial aplicada à saúde do Instituto de Radiologia do HCFMUSP, InRad, completa três anos.

 

Idealizado em parceria com a Siemens Healthineers, o espaço é destinado a parceiros, startups e pesquisadores que desenvolvem projetos de inteligência artificial (IA) voltados às melhorias e soluções das diferentes etapas da jornada do paciente e da cadeia da saúde. Entre as principais frentes estão prevenção, diagnóstico e tratamento e, até mesmo, gestão, que tem como objetivo otimizar o serviço de saúde como um todo.

 

Com equipes multidisciplinares e espaço próprio, o centro é o único no país que segue o modelo de tríplice hélice para inovação. “O conceito tríplice hélice surgiu em meados dos anos 90 e descreve o modelo de inovação baseado na relação do tripé universidade, empresa e governo. No InLab, seguimos esse sistema, pois acreditamos que a ciência acadêmica, em parceria com empresas e governo, pode contribuir significativa e decisivamente para o desenvolvimento socioeconômico do país.” – explica Dr. Marcio Biczyk, Diretor Técnico do InLab.
 

Para melhor desenvolvimento dos trabalhos, o InLab atua em três etapas: dados e estrutura, que organiza as informações para atuação no funil de machine learning; desenvolvimento de algoritmos e aplicação de testes de aprimoramento em modelos de aprendizagem e integração clínica e validação, o que garante a segurança durante a aplicação das descobertas em IA e o acompanhamento na prática.
 

Com o maior data lake em saúde do Brasil e uma estrutura com informações e imagens médicas que pode acelerar as pesquisas, mudar o ensino da medicina e promover o ecossistema de inovação em saúde, o InLab já desenvolveu 45 projetos nesses três anos.

 

“Criamos o InLab com o objetivo de fomentar pesquisa e conhecimento para impactar na qualidade da assistência em saúde oferecida à população brasileira e ampliar seu acesso. Nesses três anos, colhemos frutos importantes, como o 7 Tesla, que reduz ruído instrumental em ressonâncias magnéticas; o RadVid19, plataforma que auxiliou médicos e instituições a identificar a presença do coronavírus utilizando imagens de raios-X e tomografias do tórax, a partir de algoritmos e tecnologia de IA, e seguimos com projetos e parcerias que trarão ainda mais benefícios aos brasileiros” – declara Giovanni Cerri, Presidente dos Conselhos dos Institutos de Radiologia (InRad) e de Inovação (InovaHC), do Hospital das Clínicas da FMUSP.

 

Workshop: Ciência, Tecnologia e Inovação

 

Em comemoração aos três anos, o InLab realizará a 4ª edição do Workshop “Ciência, Tecnologia e Inovação”, que reunirá grandes nomes da ciência mundial para debater temas como inovação focada na criação de produtos, aplicações de IA e data mining em dados médicos, radiologia digital, automação e medicamentos, entre outros.

 

Dentre os confirmados, estão Rodrigo Bonacin, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Umberto Tachinardi, da Universidade de Cincinnati (USA); Jacson Barros, da Amazon Web Services; Professora Lilian Berton, da Unifesp, Fabio Ynoue de Moraes, da Universidade Queens (Canadá) e Patrick de Farias, Head de Pesquisa e Desenvolvimento da Siemens Healthineers.

 

O evento será realizado no dia 21 de setembro, das 08:30 às 13:30h, em formato híbrido. As inscrições poderão ser feitas pelo site Link e a programação completa está disponível no link.

 

Serviço

Três anos de InLab | Workshop: Ciência, Tecnologia e Inovação 

Quando: 21 de setembro

Horário: das 08:30 às 13:30h

Local: Instituto de Radiologia do HCFMUSP – InRad – Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 75 – 1º Andar, Anfiteatro 2

Transmissão online via YouTube: Link 

Inscrições pelo site: Link 

*Todos participantes receberão certificado

 

Sobre o InLab

O InLab é o centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias aplicadas à saúde criado por meio de uma parceria entre o Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e a Siemens Healthineers. O InLab funciona com equipes multidisciplinares, recursos e espaço físico visando criar produtos e serviços para solucionar com eficiência problemas da saúde e assistência médica.

 

Sobre o InRad 

O Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) é um centro de excelência em pesquisa, diagnóstico e terapias por imagem. Criado em 1994, o Instituto abriga recursos ambulatoriais de radiologia convencional, intervencionista, radioterapia, CEDIM (Imagem das Doenças da Mama) e o Núcleo Técnico-Científico de Diagnóstico por Imagem (NDI). Pioneiro no desenvolvimento de radiofármacos, o InRad abriga também o CinRad (Centro Integrado de Produção de Radiofármacos), que conta com o primeiro acelerador circular de partículas de grande porte (Cíclotron).

 

Sobre o InovaHC

O Núcleo de Inovação Tecnológica – InovaHC – conecta empreendedores e recursos, a fim de gerar soluções de inovação em saúde mais eficientes para gestores, médicos e pacientes. Para isso, atua com três frentes: In.cube (Incubadora de ideias), In.pulse (Aceleradora de negócios) e In. pacte (impacta pessoas por meio do apoio à potencialização e à escalabilidade dos negócios desenvolvidos). Sua proposta geral está de acordo com as leis estadual e federal, que têm como motivação tornar a inovação tecnológica um componente estratégico de economia e desenvolvimento.

 

Sobre a Siemens Healthineers

A Siemens Healthineers AG (listada em Frankfurt, Alemanha: SHL) inova em avanços para a saúde. Para todos. Em todas as partes. Como uma empresa líder em tecnologia médica com sede em Erlangen, Alemanha, a Siemens Healthineers e suas regionais estão continuamente desenvolvendo seu portfólio de produtos e serviços, com aplicativos baseados em Inteligência Artificial e ofertas digitais, desempenhando um papel cada vez mais importante na próxima geração de tecnologias médicas. Essas novas aplicações irão aprimorar a base da empresa em diagnósticos in vitro, terapia guiada por imagem, diagnósticos in vivo e cuidados inovadores no combate ao câncer. A Siemens Healthineers também oferece uma gama de serviços e soluções para aprimorar a capacidade dos provedores de saúde de fornecer cuidados de alta qualidade e eficientes. No ano fiscal de 2022, encerrado em 30 de setembro, a Siemens Healthineers que tem aproximadamente 69.500 funcionários em todo o mundo, gerou receita de € 21.7 bilhões e EBIT ajustado de € 3.7 bilhões.

Publicações relacionadas

Leave a Comment