O cenário do franchising é cada vez mais atrativo no Brasil, que ocupa o quarto lugar em número de franquias no mundo. Dados recentes da Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostraram que o setor cresceu 14,3% em 2022, gerando um faturamento de R$ 210 bilhões. E os empreendedores veem nessa modalidade uma forma segura de adquirir um negócio, que já vem estruturado, testado e com uma rentabilidade garantida.
Para quem busca faturar mensalmente entre R$ 100 a R$ 500 mil, o setor oferece as mais variadas opções. Pode-se encontrar franquias no setor da construção civil, food-service, beleza e serviços. Mas, como escolher dentro de tantas opções?
O head de inovação da 300 Franchising Group, Fábio Aloi, explica que, além do faturamento mensal da unidade, o empreendedor deve questionar alguns pontos:
Como ele quer associar sua vida profissional com a pessoal?
Quer trabalhar nos finais de semana?
Quais os segmentos que se identifica?
Gosta de ter contato com o público, ou é mais operacional?
Para Fábio, essas respostas vão direcionar o empreendedor, ajudando-o a escolher o melhor segmento dentro das expectativas que ele tem de investimento x faturamento. Segundo ele, o empreendedor também precisa ter em mente que não basta colocar a placa na porta.
“Eu sempre digo que uma franquia é um jogo de 2 vezes 100%. Os primeiros 100% são de responsabilidade do franqueador, que precisa oferecer para o empreendedor uma marca forte, know how, educação empresarial, gestão e todo o operacional. E os outros 100% pertencem ao franqueado, que precisa se empenhar, formar uma equipe engajada, estar presente no negócio, e acima de tudo, se identificar com o segmento”, exalta Fábio.
Fazer um test drive na franquia, segundo ele, também é uma boa forma de conhecer melhor o negócio. “O franqueador precisa deixar o empreendedor à vontade para conversar com quem já faz parte do modelo de negócio, até para que ele possa saber não só das vitórias, mas das dores que todo negócio carrega, e como a franquia se comporta nesses momentos”. “Essa relação franqueador x franqueado precisa ser muito transparente, só assim o empresário terá segurança para investir, muitas vezes a economia de uma vida, em uma marca”, finaliza Fábio Aloi.
E para ajudar quem está em busca de um negócio com uma ótima rentabilidade, nos mais variados segmentos. Apresentamos algumas franquias que garantem alta rentabilidade.
1 – Tintas MC
É a maior rede de lojas de tintas no Brasil e uma das maiores varejistas do setor na América do Sul. Com 200 lojas no país, a marca ganhou, em 2022, dois prêmios: “Melhor rede de loja de tintas do Brasil” e a “Melhor rede de lojas de tintas da região Sudeste. A marca está há 58 anos no mercado e cresceu 30% em 2022. Um dos seus diferenciais é o benefício do cashback, que gira entre R$ 30 mil a R$ 50 mil. A empresa oferece 3 modelos de negócio: Loja Tradicional, Shop in Shop e Conversão.
Investimento – A partir de R$ 110 mil até R$ 420 mil
Payback – de 24 a 36 meses
Faturamento médio mensal – até dois anos, R$ 180 mil. Acima de dois anos R$ 250 mil
2 – Sal e Brasa Grill Express
A Sal e Brasa Grill Express é uma rede de franquias fast food especializada em grelhados, que faturou mais de R$84 milhões em 2021 e teve um crescimento de quase 55% em relação ao ano de 2020. Hoje, a rede conta com mais de 50 unidades espalhadas pelo Brasil. Para 2023, a empresa fará um trabalho diferenciado nas regiões sudeste e prevê a abertura de 40 unidades em quatro anos. A rede de franquias Sal e Brasa Grill Express tem 7 anos e faz parte do Grupo Sal e Brasa que tem 30 anos no ramo de churrascarias e grelhados.
Investimento – a partir de R$ 400 mil
Payback – 36 meses
Faturamento médio mensal –R$ 300 mil
3 – Portal Solar
O franqueado da Portal Solar deve fazer a prospecção de novos clientes para realizar a instalação das placas de energia fotovoltaica. Além dos técnicos e também do know how, a rede oferece aos seus franqueados um aplicativo que em pouco tempo faz o orçamento para o cliente e mostra como será realizada a instalação.
Investimento – R$ 35 mil
Payback – de 6 a 8 meses.
Faturamento médio mensal – R$ 150 mil
4 – CIA Cuidadores
Com mais de 10 anos de existência, a CIA Cuidadores oferece profissionais para prestar cuidados a idosos, seja a domicílio ou para acompanhar em hospitais. A missão da rede é ajudar famílias a manter o seu ente querido em casa, com tranquilidade e segurança, sem perder a qualidade de vida de todos os envolvidos.
Na prática, o franqueado deve realizar a gestão da unidade e dos cuidadores. A rede oferece todo o suporte e seu know how, com processos estruturados e validados para o franqueado.
Investimento: R$ 48.600,00 (inclui a taxa de franquia e capital para marketing inaugural)
Payback – de 9 a 12 meses
Faturamento médio mensal: R$ 250 mil
5 – Donuts Now
Criada pelo chef italiano Giovanni Lo Grasso, a Donuts Now é uma marca de Balneário Camboriú. Nasceu do sonho de oferecer qualidade, cuidado e encanto em forma de doces. Hoje, ela tem … unidades, possui fabricação própria, não necessita de mão de obra qualificada, oferece treinamento completo para equipe, apresenta novidade mensal no cardápio e tem modelo de fácil manufatura e gestão.
Investimento – a partir de 149 mil
Payback – entre 12 e 18 meses
Faturamento médio mensal – R$ 100 mil
6 – Ecoville Brasil
A maior rede de franquias de produtos de limpeza do Brasil, a marca possui Indústria que oferece para o varejo produtos de limpeza residencial e profissional com alta qualidade. Vendas através de franquias de baixo custo e alta lucratividade. Um modelo de sucesso para franqueados e clientes, que resultou em recorde de expansão nacional de lojas em 2015/2016, além da conquista de diversos prêmios e certificações.
Investimento – a partir de 199mil
Payback – entre 12 e 18 meses
Faturamento médio mensal – até R$ 200 mil
7 – Vazoli Empréstimos e Financiamentos
Rede de financiamento e créditos fundada em 2008, possui mais de 100 unidades distribuídas em mais de 20 estados do Brasil. Os clientes da Vazoli têm à sua disposição as melhores oportunidades para adquirir produtos como crédito pessoal, crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS, financiamento de veículos, crédito imobiliário, seguros e consórcio.
Investimento : a partir de R$ 70 mil (inclui taxa de instalação e de franquia)
Payback – 8 a 15 meses
Faturamento médio mensal: R$ 350 mil
8 – It Case
Uma franquia de produtos exclusivos e acessórios personalizados para celulares. A marca possui coleção própria e um ótimo mix de produtos. Presente em todo Brasil, a marca foi criada em 2015 e vem crescendo de forma exponencial no setor de smartphones.
Investimento : a partir de R$ 190
Payback – 12 a 15 meses
Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
9 – Euro Colchões
Presente no mercado desde 2005, a Euro Colchões é uma empresa que nasceu com o desejo de oferecer soluções de bem-estar, conforto e saúde – fundamentais para uma boa qualidade de sono. A empresa está sempre atenta a inovações tecnológicas e investindo nas melhores matérias-primas, garantindo produtos de altíssimo nível.
Investimento : R$ 280 mil
Payback: 24 meses
Faturamento médio mensal: R$ 170 mil
10 – Ekim Semi Joias
É uma empresa que preza pela qualidade de todas as peças. A coleção de semijoias é única e personalizada. A empresa tem como missão ser reconhecida como a empresa que faz a diferença na vida de todos que nela estão envolvidos, com resultados rentáveis e sonhos conquistados.
Nas peças são utilizados ouro Montblanc 18 quilates ou ródio branco e negro, o que confere peças mais brilhantes e puras. A sua grande vantagem é ser um produto de alta aceitabilidade.
Investimento : R$ 113 mil
Payback: 12 a 18 meses
Faturamento médio mensal: R$ 200 mil
11 – Star Clinics
Fundada em 2021 em São Paulo, a Stars Clinics, rede de franquias de “clínicas full”, com tratamentos completos e não invasivos da Face, Corpo e Sorriso, no segmento de saúde, beleza e bem-estar. Primeiro e único “Clube de estética por assinatura” no Brasil, a rede aposta no acesso aos pacientes através da venda de planos recorrentes vitalícios de assinatura e na conversão de bandeira para expandir nacionalmente.
Investimento : R$ 100 mil à R$ 150 mil
Payback: 6 a 18 meses
Faturamento médio mensal: R$ 100 mil à R$ 370 mil
12 – Federal Invest
A Federal Invest, maior rede de fomento comercial do país, auxilia milhares de empresas de todos os portes e ramos de atividade com soluções que vão além do factoring convencional. Somando mais de duas décadas de experiência no mercado e 100 unidades distribuídas em todo o território nacional, a Federal Invest oferece diferentes produtos que permitem compor soluções financeiras completas e ajustadas ao perfil e às necessidades de cada cliente. A Federal Invest é a evolução do factoring.
Investimento : R$ 148 mil
Payback: 12 a 24 meses
Faturamento médio mensal: R$ 180 mil
13 – Farmácia Artesanal
O Grupo Farmácia Artesanal é um dos maiores conglomerados de franquias de farmácias de manipulação do Brasil.
Presente em nove estados e no Distrito Federal, a rede de franquias conta com mais de 80 unidades em todo território nacional e está focada em sua expansão e a expectativa do Grupo é chegar a 200 lojas até 2025.
Investimento para nova loja a partir de R$570 mil.
Payback: a partir de 36 meses
Faturamento médio mensal R$170 mil
14 – Coconut
A Coconut é uma empresa de comércio de calçados que oferece produtos de qualidade e fabricação própria. Os modelos de franquia foram cuidadosamente elaborados, baseando-se na história da marca, na experiência da fundadora e na avaliação de potencial do mercado.
Investimento: R$ 217 mil
Payback: 23 a 29 meses
Faturamento médio mensal : R$ 100 mil
15 – Mestre da Obra
A Mestre da Obra Locações de Equipamentos Franquia atua no mercado de locação e manutenção de máquinas e equipamentos em todas as regiões do Brasil. Com mais de 170 unidades, a marca foi montada e estruturada para atender pessoas físicas e jurídicas relacionadas à locação de equipamentos para construção civil. A franquia é um modelo de negócio formatado para empreendedores que desejam participar de um negócio inovador, abrindo a possibilidade de expandir a marca e a qualidade do atendimento a todas as regiões do país, ou em outros países. Além de atender um público amplo para locações específicas.
Investimento: R$ 299 mil
Payback: 12 meses
Faturamento médio mensal – R$ 140 mil
16 – 300C Consultoria & Educação
A 300 C é uma franquia que transforma o empreendedor em um especialista de negócios, que realiza a captação de marcas para um maior player de franquias. A rede está voltada para a capacitação e educação de empresários que desejam formatar ou acelerar a empresa, transformando-a em uma franquia de sucesso. A 300C trabalha com o conceito de franchising Exponencial 4.0 que une treinamentos EAD, ferramentas de gestão e foco no fator humano da relação franqueador-franqueado. Ela faz parte do ecossistema da 300 Franchising Group e é voltada para pequenas empresas.
Investimento – a partir de R$ 35 mil (taxa de franquia, estrutura, treinamento, suporte e capital de giro)
Payback– 6 meses
Faturamento médio mensal – R$ 110 mil
17 – Browbar
Com 10 anos de know how, a marca atua no setor de estética, que é um dos setores que mais crescem no país, a Browbar oferece ao franqueados técnicas e produtos exclusivos, além de quatro serviços em um único negócio: sobrancelhas, escovaria e esmalteria express e depilação facial.
Investimento – modelo Express – R$ R$ 179 mil. Modelo Premium – R$ 265 mil
Payback – a partir de 12 meses
Faturamento médio mensal – até R$ 200 mil
18 – Nação Verde
A Nação Verde é uma rede de franquias de lojas de produtos naturais. O objetivo da marca é mais do que apenas comercializar itens do ramo, a marca procura levar novos hábitos para as pessoas, transformando vidas e comunidades, uma por vez. Com 100 unidades espalhadas pelo Brasil, a empresa tem um faturamento anual superior a R$11 milhões. Para 2023, a Nação Verde espera atingir a marca de 300 unidades, focando sua expansão no modelo de franquias digitais e também na região Nordeste.
Investimento na Super Loja – a partir de R$ 350 mil
Payback – 24 a 36 meses
Faturamento médio mensal – R$ 100 mil
19 – Atend Já
A Atend Já é uma franquia de clínica médica popular com mais de 20 especialidades. A proposta da franquia consiste em dar às famílias sem acesso ao sistema de saúde, serviços médicos de qualidade a preços muito acessíveis. Além das consultas tem exames laboratoriais, de imagem e tratamentos estéticos. São diversas especialidades com excelentes médicos, em consultórios próprios.
Investimento – a partir de R$ 250 mil
Payback – a partir de 12 meses
Faturamento médio mensal – R$ 200 mil
20 – The Bburger
A The B-Burgers é uma rede de hamburguerias gourmet, com 400 lojas, dentre comercializadas e em operação, que tem dentre os sócios o influenciador e humorista Carlinhos Maia e tem cardápio diferenciado, comandado pelo chef Ítalo Bruno. Traz, como destaque, a altíssima qualidade de seus produtos, que encanta paladares dos mais exigentes.
Investimento : de R$ 180 mil a R$ 350 mil (incluindo a taxa de franquia, capital de giro e estoque inicial)
Payback – até 20 meses
Faturamento médio mensal – R$ 150 mil