A Prefeitura de Catanduva e o Sindicato do Comércio Varejista de Catanduva (Sincomercio) se uniram no combate ao Aedes. A intenção é reforçar a luta contra o mosquito que, além da dengue, transmite o vírus da zika e a febre chikungunya. Dentre as preocupações, a região central da cidade, que concentra o maior número de estabelecimentos comerciais e também é recordista na quantidade de larvas.
Em reunião entre o representante da EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Mosquito Aedes aegypti), Diego Palmieri, e o presidente do sindicato, Ivo Pinfildi Júnior, na terça-feira (5), foram definidas ações que serão executadas.
Uma das iniciativas será a conscientização dos comerciantes sobre o tema. Com base material já utilizado pela equipe, o Sincomercio irá investir na produção de informativos. O conteúdo irá abordar as medidas que devem ser tomadas para evitar e eliminar larvas – e orientar sobre os principais sintomas das doenças.
A mensagem deverá ser reforçada em ação corpo a corpo com os comerciantes na próxima segunda-feira, dia 11. Na ocasião, os agentes de endemias devem visitar o maior número de estabelecimentos comerciais possíveis e alertar proprietários e funcionários sobre os perigos do mosquito.
Eles também devem pedir que os comerciantes liberem a entrada em seus imóveis para realização de vistorias. Levantamento recente aponta pendência em quase metade dos locais visitados, devido à falta de colaboração da população.
Depois, o trabalho na região central deve ser retomado na quinta-feira, dia 14. Na data, o projeto Cidade Limpa irá abranger essa área. Os visitadores vão contar com reforço dos atiradores do Tiro de Guerra na mobilização e promover o tema com cartazes nos principais cruzamentos dessa área.
Fonte: Assessoria/Prefeitura